Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: construção de conceitos e habilidades didáticas

Autor/innen

  • Sidinei Oliveira Sousa Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente. http://orcid.org/0000-0001-7101-8214
  • Adriana Aparecida Lima Terçariol Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.
  • Raquel Rosan Christino Gitahy Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1215

Abstract

Esse artigo objetiva investigar de que maneira as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) são integradas às práticas pedagógicas a partir da teoria do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK – Technological Pedagogical Content Knowledge). Participaram desta pesquisa 44 estudantes matriculados em uma disciplina de “Introdução à Computação” ofertada no curso de Licenciatura em Química de uma Universidade Estadual. Para o levantamento dos dados, foram consideradas as interações ocorridas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e na rede social Facebook, além dos relatórios e materiais produzidos pelos estudantes e os questionários de autoavaliação de desempenho. Os dados coletados evidenciaram que o TPACK como referencial teórico para abordar os conteúdos, combinado com uma abordagem metodológica ativa (Blended Online POPBL), permitiu aos estudantes, futuros professores, aprimorar a compreensão do modo como se desenvolvem as práticas pedagógicas de um professor, com conhecimentos na utilização das tecnologias articuladas com seu domínio curricular.

 

Autor/innen-Biografien

Sidinei Oliveira Sousa, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE).

Adriana Aparecida Lima Terçariol, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do
Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE-SP).

Raquel Rosan Christino Gitahy, Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Presidente Prudente.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Mato
Grosso do Sul (UEMS).

Veröffentlicht

2017-12-21

Zitationsvorschlag

Sousa, S. O., Terçariol, A. A. L., & Christino Gitahy, R. R. (2017). Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo: construção de conceitos e habilidades didáticas. Perspectiva, 35(4), 1215–1239. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1215