Os livros de imagens para crianças pequenas: um olhar sobre o acervo do PNBE para a educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p72

Resumo

O artigo publiciza pesquisa em nível de doutorado, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina e concluída no início de 2017, que buscou refletir sobre o acervo de livros de imagem do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil em suas quatro edições (2008, 2010, 2012 e 2014), e também sobre a sua representação, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Busca-se analisar a composição dos acervos, de acordo com seus temas, personagens e composição de narrativas, percebendo o livro de imagem como fundante de experiência literária de leitura, com vistas à sensibilização do olhar. Desse modo, e mais especificamente, pensando no papel do professor enquanto mediador de leitura, a pesquisa pode subsidiar o professor para ampliar a sua prática com os acervos de livros de imagem que chegam às instituições.

 

Biografia do Autor

Maria Laura Pozzobn Spengler, INSITUTO FEDERAL CATARINENSE

Doutora em Educação. Professora das disciplinas Literatura e Educação e Alfabetização e Letramento do curso de Pedagogia do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau.

Eliana Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Teoria da Literatura. Professora no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Pozzobn Spengler, M. L., & Santana Dias Debus, E. (2018). Os livros de imagens para crianças pequenas: um olhar sobre o acervo do PNBE para a educação infantil. Perspectiva, 36(1), 72–93. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p72

Edição

Seção

Dossiê Imagens & Palavras na literatura para a infância