Os livros de imagens para crianças pequenas: um olhar sobre o acervo do PNBE para a educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p72Resumo
O artigo publiciza pesquisa em nível de doutorado, realizada na Universidade Federal de Santa Catarina e concluída no início de 2017, que buscou refletir sobre o acervo de livros de imagem do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil em suas quatro edições (2008, 2010, 2012 e 2014), e também sobre a sua representação, tanto quantitativamente quanto qualitativamente. Busca-se analisar a composição dos acervos, de acordo com seus temas, personagens e composição de narrativas, percebendo o livro de imagem como fundante de experiência literária de leitura, com vistas à sensibilização do olhar. Desse modo, e mais especificamente, pensando no papel do professor enquanto mediador de leitura, a pesquisa pode subsidiar o professor para ampliar a sua prática com os acervos de livros de imagem que chegam às instituições.
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