Gestão escolar no Brasil: reflexões sob a ótica da reforma do estado e da modernização da gestão pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p1052

Resumo

Este artigo tem como objetivo suscitar reflexões acerca das relações entre a reforma do Estado brasileiro, a modernização da gestão pública e suas conexões com a reforma educacional brasileira a partir da década de 1990, considerando a repercussão destes encaminhamentos e seus desdobramentos no modelo de gestão escolar delineado para as escolas públicas. O texto assume uma perspectiva crítica em relação às condições históricas, políticas e econômicas em que a Reforma Educativa aconteceu no Brasil. Num primeiro momento foram levantadas reflexões sobre o cenário geopolítico de modernização das economias na perspectiva gerencialista em nível global. Na segunda parte foi feita uma relação desse contexto macro histórico no âmbito nacional e verificamos algumas ingerências em relação às políticas públicas voltadas para a modernização do Estado e da Gestão Pública no Brasil. Na terceira e última parte discorremos sobre as conexões entre a Reforma do Estado e a Reforma da Educacional Brasileira.

Biografia do Autor

Leila Procópia do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2001) e Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). É professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Centro de Ciências da Educação - CED/Departamento de Metodologia de Ensino - MEN. É Líder e Pesquisadora do ObservES - Observatório da Escola e Sociedade (UFSC/Grupos CNPq). Integrante do Núcleo de Estudos em Ensino de Geografia - NEPEGeo e Coordenadora do Projeto PIBID / Geografia / UFSC 2018/2019. Leciona e desenvolve pesquisas sobre: Didática, Organização e Gestão Escolar, Projeto Político Pedagógico, Formação de Professores, Ensino de Geografia, Educação Geográfica e Geografia e Infância.

Valeska Nahas Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Engenharia de Produção [Industrial] pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Realizou estágio de capacitação em Portugal na Faculdade de Ciência e Tecnologia (1988-1989). Participou de Projeto de Cooperação Internacional Brasil-Portugal - CAPES/GRICES (2000-2005). Foi bolsista de PQ do CNPq (1996-2005). Entre 2013 e setembro de 2018 atuou como docente, coordenadora pedagógica e orientadora metodológica no Mestrado Profissional em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é pesquisadora associada do Laboratório de Educação no Campo e Reforma Agrária - LECERA/CCA/UFSC. Tem experiência na área de Administração e Gestão; Métodos de Pesquisa, Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais Aplicadas e Agroecologia; Metodologia de Elaboração de Projetos Científicos;Tópicos Específicos de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:gestão da inovação; transformações organizacionais; inovações tecnológicas e gerenciais; gestão democrática; tecnologias sociais; democracia organizacional; autogestão; gestão do trabalho; formas coletivistas de gestão; relações de trabalho;flexibilização do trabalho; trabalho voluntário; trabalho, educação e agroecologia. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho - NINEIT desde 1996.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

do Nascimento, L. P., & Guimarães, V. N. (2018). Gestão escolar no Brasil: reflexões sob a ótica da reforma do estado e da modernização da gestão pública. Perspectiva, 36(3), 1052–1071. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p1052

Edição

Seção

Artigos