Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1186

Resumo

Tomando como referência a discussão sobre os novos letramentos e as tecnologias digitais, o presente artigo aborda as novas possibilidades e demandas que as práticas de mapeamento desenvolvidas sob as condições tecnológicas atuais colocam para o ensino de Geografia. Como será possível notar, as tecnologias digitais têm permitido a emergência de formas de produção e uso dos mapas que se distinguem significativamente de outras pré-existentes. Marcada pelos modos de comunicação e interação próprios de uma nova cultura, esta nova cartografia carrega consigo a possibilidade de práticas de letramento bastante diferentes de outras com grande tradição na Geografia e cartografia escolares. Assim, as rupturas e conhecimentos que os novos letramentos cartográficos possibilitam e requerem ao ensino de geografia são as principais questões que orientam este texto.

Biografia do Autor

Tânia Seneme do Canto, Departamento de Geografia, no Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, UNESP

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Canto, T. S. do. (2018). Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva, 36(4), 1186–1197. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1186

Edição

Seção

Dossiê Educação Geográfica e suas Nuances nos Processos de Ensinar e Aprender