Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1186

Abstract

Tomando como referência a discussão sobre os novos letramentos e as tecnologias digitais, o presente artigo aborda as novas possibilidades e demandas que as práticas de mapeamento desenvolvidas sob as condições tecnológicas atuais colocam para o ensino de Geografia. Como será possível notar, as tecnologias digitais têm permitido a emergência de formas de produção e uso dos mapas que se distinguem significativamente de outras pré-existentes. Marcada pelos modos de comunicação e interação próprios de uma nova cultura, esta nova cartografia carrega consigo a possibilidade de práticas de letramento bastante diferentes de outras com grande tradição na Geografia e cartografia escolares. Assim, as rupturas e conhecimentos que os novos letramentos cartográficos possibilitam e requerem ao ensino de geografia são as principais questões que orientam este texto.

Autor/innen-Biografie

Tânia Seneme do Canto, Departamento de Geografia, no Instituto de Geociências, da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, UNESP

Veröffentlicht

2018-12-19

Zitationsvorschlag

Canto, T. S. do. (2018). Os mapas e as tecnologias digitais: novos letramentos em pauta no ensino de Geografia. Perspectiva, 36(4), 1186–1197. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1186

Ausgabe

Rubrik

Dossiê Educação Geográfica e suas Nuances nos Processos de Ensinar e Aprender