Aproximações entre as teorias de Wallon e Vygotsky no campo da educação: um olhar sobre a afetividade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n4p1321Resumo
Considerando a necessidade de atuação das escolas na contemporaneidade, no sentido de promover, para além do desenvolvimento intelectual, o bem-estar emocional dos estudantes, tem-se observado uma série de esforços por parte de algumas dessas instituições no que tange à reorganização de seus espaços, tempos e relações intersubjetivas. Sob este viés, e tomando como referência a importância da afetividade em processos de ensino e aprendizagem, o presente trabalho tem como objetivo explorar, a partir das teorias de Wallon e Vygotsky, as possíveis relações entre afetividade e o campo educacional na literatura científica. Ambos, ao conceberem a natureza social do ser humano, consideram a relevância das interações vivenciadas no ambiente escolar como fonte de experimentação - e experienciação - ao contribuírem para o desenvolvimento pessoal, cognitivo e emocional dos estudantes. Além disso, ao sustentarem o argumento de que a educação deve contemplar elementos tanto cognitivos, quanto afetivos, trilham juntos o caminho para a construção de relações pedagógicas mais harmônicas e humanizadas, com maior potencial de transformação subjetiva. Assim, as linhas que seguem buscam contextualizar as investigações que vêm sendo feitas no entrecruzamento da educação com afetividade a partir de uma aproximação entre Wallon e Vygotsky como autores referência, evidenciando sua importância para um constante repensar sobre intervenções relacionadas ao ensino e a aprendizagem de estudantes na perspectiva de uma educação integral e menos excludente.
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