Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais: os contos de fadas como proposta de intervenção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e50888

Resumo

Este artigo teve como objetivo discutir as representações sociais sobre famílias organizadas em modelos não convencionais entre profissionais da educação e acadêmicos de Pedagogia. Como referencial teórico-metodológico utilizou-se a Teoria do Núcleo Central das Representações Sociais. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização do minicurso intitulado “Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais nos contos de fadas”, desenvolvido no II Congresso das Licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná. Participaram do estudo 25 sujeitos que responderam a um questionário sociodemográfico e a um instrumento de evocação livre antes e após a intervenção. Os resultados revelaram mudanças nas representações dos sujeitos da pesquisa entre o pré e o pós-teste. Essas mudanças devem-se, em parte, ao fato de os contos de fadas serem de fácil acesso e compreensão, o que favorece a adoção de uma nova postura, principalmente quando aliados a estratégias que visem problematizar as configurações familiares retratadas nas obras, possibilitando a adoção de uma nova postura, que pode vir a refletir no contexto escolar, favorecendo a integração nos ritos escolares e a promoção da cultura do respeito às famílias organizadas em modelos não convencionais.

Biografia do Autor

Isaias Batista de Oliveira Júnior, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR

Professor na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Apucarana. Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho; orientado pela Drª Renata Maria Coimbra Libório. Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional . Pós Graduado em Neuropedagogia na Educação. Pós Graduado em Gestão Escolar. Licenciado em Pedagogia. Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Nutrição.

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – FE/UNICAMP (1997). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação Universidade Estadual de Campinas – FE/UNICAMP (1992). Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IP/USP (2008). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1989). Professora Associada do Departamento de
Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Diretora de Ensino de Graduação na Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente com os seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento afetivo,
psicopedagogia e relação família-escola. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola,Família e Sociedade (GEPEFS).

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Publicado

2019-04-23

Como Citar

Oliveira Júnior, I. B. de, & Raimundo Yaegashi, S. F. (2019). Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais: os contos de fadas como proposta de intervenção. Perspectiva, 37(1), 184–205. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e50888