Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais: os contos de fadas como proposta de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e50888Resumo
Este artigo teve como objetivo discutir as representações sociais sobre famílias organizadas em modelos não convencionais entre profissionais da educação e acadêmicos de Pedagogia. Como referencial teórico-metodológico utilizou-se a Teoria do Núcleo Central das Representações Sociais. Os dados da pesquisa foram coletados durante a realização do minicurso intitulado “Formação docente e as representações de famílias organizadas em modelos não convencionais nos contos de fadas”, desenvolvido no II Congresso das Licenciaturas da Universidade Estadual do Paraná. Participaram do estudo 25 sujeitos que responderam a um questionário sociodemográfico e a um instrumento de evocação livre antes e após a intervenção. Os resultados revelaram mudanças nas representações dos sujeitos da pesquisa entre o pré e o pós-teste. Essas mudanças devem-se, em parte, ao fato de os contos de fadas serem de fácil acesso e compreensão, o que favorece a adoção de uma nova postura, principalmente quando aliados a estratégias que visem problematizar as configurações familiares retratadas nas obras, possibilitando a adoção de uma nova postura, que pode vir a refletir no contexto escolar, favorecendo a integração nos ritos escolares e a promoção da cultura do respeito às famílias organizadas em modelos não convencionais.
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