Imaginário, mídias e formação: o que pode o professor no espaço universitário?
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e52561Resumo
O texto que ora apresentamos faz uma reflexão sobre as mídias referenciada no campo do imaginário social, na qual discutimos nossas invenções midiáticas e as relações que criamos com elas. A empiria que expomos nesta discussão trata dos professores universitários, suas relações e as imagens, que são produzidas com base nas significações construídas frente ao estudante e à aula universitária, a fim de compreender as suas práticas pedagógicas a partir do imaginário social. Os docentes universitários que fizeram parte da investigação, e que aqui são centro do debate, participaram do Curso de Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional Docente, desenvolvido pela Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Evidencia-se que a abordagem metodológica escolhida para a construção da investigação baseou-se no enfoque biográfico, que oportunizou aos professores pensar, refletir e tomar consciência dos saberes e fazeres que estão construindo na docência, (re)significando suas práticas. Compartilhar e produzir conhecimento em um espaço/tempo referenciado no campo do imaginário social é um convite e um exercício constante de pensar o que instituímos como nosso, como sociedade que somos. Dessa forma, acreditamos que, nessa relação, a leitura do instituído prevê também um instituinte, inventando outras formas de ensino e de aprendizagem no espaço universitário, bem como outras formas de ser professor e viver numa sociedade da cultura de mídias.
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