Infância subalterna: dimensões históricas das desigualdades nas condições de ser criança (Brasil, primeiras décadas republicanas)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53978

Resumo

Este artigo aborda a perspectiva da produção da infância subalterna, por meio do referencial teórico do sociólogo Norbert Elias e de autores pós-colonialistas e especialistas em “estudos subalternos”, como Gayatri Spivak, Andre Quijano e Enrique Dussel. Para desenvolvimento do tema, é realizada pesquisa histórica, utilizando-se de fontes documentais diversas sobre a diferenciação e desigualdade escolar brasileira, com ênfase nas primeiras décadas republicanas e no estado de Minas Gerais. Discute-se como a oferta escolar diferenciada e desigual, associada ao trabalho infantil, aprofundou as desigualdades da condição de ser criança, contribuindo para a produção de subalternidade das crianças pobres, negras e mestiças e do estigma de sua inferioridade.

Biografia do Autor

Cynthia Greive Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais com atividades docentes e de orientação na graduação e na pós graduação.

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Publicado

2019-09-30

Como Citar

Veiga, C. G. (2019). Infância subalterna: dimensões históricas das desigualdades nas condições de ser criança (Brasil, primeiras décadas republicanas). Perspectiva, 37(3), 767–790. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53978

Edição

Seção

Dossiê Infância, Cultura e História