Educação, infância e escola: a civilização da criança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54108

Resumo

Este texto busca entender o processo de construção do conceito de infância numa perspectiva sociológica e histórica, uma vez que a ideia de infância que se desenvolveu e que chegou até nossos tempos não exprime seu fundamento histórico, tendo como consequência a dissimulação das dimensões social e política das relações entre a criança, o adulto, a sociedade e do próprio processo formativo. Diante disso, alguns questionamentos são feitos: quais são as bases históricas e sociais de tais relações? Qual o sentido e significado da infância? E qual é o estatuto epistemológico do conceito de infância? Sendo assim, analisar as transformações sociais, políticas e culturais denominadas por Norbert Elias como processo civilizador, tendo como pressuposto que a infância é construção histórica definida pela condição social de ser criança e não um fato natural, pode contribuir para superação do problema da naturalização/desnaturalização da infância e compreender o surgimento desta e dos modos como as relações entre adultos e crianças se estabeleceram ao longo da história. Para este autor, a infância é um curto período de tempo onde a criança deverá aprender aquilo que a sociedade levou séculos para internalizar. Desse modo, a civilização das crianças é a sua educação para autorregulação que deve se realizar na escola.

Biografia do Autor

Jucirema Quinteiro, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina e atua como professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação e Infância.

Referências

ANTUNES, Karine Maria. Dimensões políticas e pedagógicas da participação da criança na escola: um estudo de tipo etnográfico. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

ARIÈS, Philippe. História social da infância e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

ARIOLI, Paola Faggion. A emergência da Sociologia da Infância no Brasil: um levantamento da produção acadêmica realizada no período de 1980 a 2000. Florianópolis: UFSC, 2003. Mimeografado.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em Educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.

BOTO, Carlota. O desencantamento da criança: entre a renascença e o século das luzes. In: FREITAS, Marcos C.; KUHLMANN, Moyses (Org.). Os intelectuais na história da infância. São Paulo: Cortez, 2002.p. 11-60.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: MEC, 2005.

COMENIUS. A Escola da Infância. São Paulo: Editora da Unesp, 2011.

CHIARANDA, Milena Abreu. Produção acadêmica sobre criança e infância na sociologia brasileira – 1980 a 2006. In: QUINTEIRO, J. Relatório final do projeto: as bases epistemológicas da relação entre infância e escola. Florianópolis: UFSC 2007. Mimeografado.

ELIAS, Norbert. A condição humana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. v. 2.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.

ELIAS, Norbert. A sociedade de Corte: investigação sobre a sociologia da realeza e da aristocracia de corte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001a.

ELIAS, Norbert. Norbert Elias por ele mesmo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001b.

ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001c.

ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 2011a.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011b. v. 1.

ELIAS, Norbert. A civilização dos pais. Sociedade e Estado, Brasília, DF, v. 27, n. 3, p. 469-493, set./dez. 2012.

GEBARA, Ademir (Org.). Leituras de Norbert Elias: processo civilizador, educação e fronteiras. Maringá: Euduem, 2014.

HAMMARBERG, T. The UN convention on the rights of the child: and how to make it work. Human Rights Quarterly, 1990.

LIMA, Maria de Fátima Farias de. Civilização e os modos à mesa: relações entre espaços de Consumo alimentar e o processo civilizador. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR: Civilização e Contemporaneidade. 12., 2009, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2012.

LOUREIRO, Carla. O ensino fundamental de nove anos e o Colégio de Aplicação: da “prontidão” à emergência da infância. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MARTINS, José de Souza (Coord.). O massacre dos inocentes: a criança sem infância no Brasil. 2. ed. São Paulo: Hucitec,l 1993.

MIRANDA, Marília Gouvea de. O processo de socialização na escola: a evolução da condição social da criança. In: LANE, S. T. M.; GODO, W. (Org.). Psicologia do social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1985.

NARODOWSKI, Mariano. Infância e poder: conformação da pedagogia moderna. Bragança Paulista, SP: Editora da Universidade São Francisco, 1998.

PIMENTEL, Maria Eliza Chierighini. O “direito à infância na escola”: o estágio docente como campo de pesquisa. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

PINTO, Maria Raquel Barreto. A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

QUINTEIRO, Jucirema. Infância e escola: uma relação marcada por preconceitos. 2000. Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2000.

QUINTEIRO, Jucirema. Infância e Educação no Brasil: um campo de estudos em construção. In: DEMARTINI, Z. B. F.; FARIA, A. L. G.; PRADO, P. D. (Org.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

QUINTEIRO, Jucirema. Infância e Educação na Sociologia: questões emergentes. In: MAFRA, Leila de Alvarenga; TURA, Maria de Lourdes Rangel (Org.). Sociologia para Educadores 2: o debate sociológico para a educação no século XX e as perspectivas atuais Rio de janeiro: Quartet, 2005b. p. 137-167.

QUINTEIRO, Jucirema; CARVALHO, Diana Carvalho de (Org.). Participar, brincar e aprender: exercitando os direitos da criança na escola. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES, 2007.

QUINTEIRO, Jucirema; CARVALHO, Diana Carvalho de. Articulação entre educação infantil e anos iniciais: o direito a infância na escola! In: FLOR, Dalânea Cristina; DURLI, Zenilde (Org.). Educação Infantil e formação de professores. Florianópolis, SC: Editora da UFSC, 2010.

QUINTEIRO, Jucirema; CARVALHO, Diana Carvalho de. Infância, escola e formação de professores: relações e práticas pedagógicas em debate. In: GRANDO, Beleni Salete; CARVALHO, Diana Carvalho de; DIAS, Tatiane Lebre (Org.). Crianças: Infâncias, Culturas e Práticas Educativas. Cuiabá, MT: Editora da UFMT, 2012. v. 1, p. 125-148.

QUINTEIRO, Jucirema et al. A participação da criança na escola de Ensino Fundamental: um desafio nas séries iniciais. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 28., 2005, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: Anped, 2005a.

QUINTEIRO; Jucirema; PIMENTEL; Maria Eliza C.; GONÇALVES, Gisele. A escola como espaço da formação docente universitária em debate. EntreVer: Revista das Licenciaturas, Florianópolis, v. 3, n. 4, p. 193-219, jan./jun. 2013.

QUINTEIRO, Jucirema; SERRÃO, Maria Isabel Batista. O direito a infância na escola e a participação na aprendizagem: desafios para a formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 15., 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2010.

ROSEMBERG, Fúlvia; MARIANO, Carmem Lúcia Sussel. A convenção internacional sobre os direitos da criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 141, set./dez. 2010.

SARAT, Magda. Contribuições de Norbert Elias aos estudos da infância e Processo Civilizador. In: GEBARA, Ademir (Org.). Leituras de Norberyt Elias: processo civilizador, educação e fronteiras. Maringá: Editora da UEM, 2014. 157-174.

SCHNEIDER, Maria Luísa. Brincar é um modo de dizer...: um estudo de caso em uma escola pública. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

SILVA, Rosângela Maria da. A participação como pressuposto para a construção de uma escola democrática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – UniversidadeFederal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SPINELLI, Carolina. As metodologias de pesquisa com criança na escola: o “ouvir” como uma tendência. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

SNYDERS, Georges. Alunos felizes: reflexão sobre a alegria na escola a partir de textos literários. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

SOUZA, Edílson Fernandes. Norbert Elias: uma teoria desconectada à realidade brasileira - balançando o chicote. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR: Civilização e Contemporaneidade. 12., 2009, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2012.

THOMASSEN, Nelzi Flor. O lugar da infância na formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso do curso de Pedagogia da UFSC (1995-2002). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

ULIVIERI, Simonetta . Historiadores y Sociologos en buca de la infancia: apuntes para una bibliografia razonada. Revista de Educación, Madrid, n. 281, p. 47-86, 1986.

VEIGA, Cynthia Greive. A escolarização como projeto de civilização. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 21, p. 90-103, 2002.

VEIGA, Cynthia Greive. A civilização das crianças pela escola (Brasil, Século XX): questões teóricas e conceituais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL PROCESSO CIVILIZADOR: Civilização e Contemporaneidade. 12., 2009, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2012.

VEIGA, Cynthia Greive . Emoções e poder no processo de institucionalização da profissão docente: a civilização dos professores. In: GEBARA, Ademir (Org.). Leituras de Norberyt Elias: processo civilizador, educação e fronteiras. Maringá: Editora da UEM, 2014.

VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e Criação na Infância: ensaios psicológicos. Tradução de Zoia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.

WARDE, Mirian Jorge. Repensando os Estudos Sociais de História da Infância no Brasil. Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 25, n. 1, p. 21-39, jan./jun. 2007.

WOUTERS, Cas. Critérios universalmente aplicáveis ao fazer Sociologia dos Processos: sete equilíbrios e uma tríade. In: GEBARA, Ademir (Org.). Leituras de Norbert Elias: processo civilizador, educação e fronteiras. Maringá: Euduem, 2014, p. 35-54.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Quinteiro, J. (2019). Educação, infância e escola: a civilização da criança. Perspectiva, 37(3), 728–747. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e54108

Edição

Seção

Dossiê Infância, Cultura e História