A experiência da educação infantil do campo no contexto da Paraíba: a universidade pública como espaço de articulação
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e55282Resumo
O artigo reflete sobre as possibilidades que a universidade pública brasileira dispõe para realizar ações voltadas à consolidação de uma área de estudos e práticas emergente, denominada Educação Infantil do Campo (EIC). Objetiva expor e discutir experiências realizadas à luz do Ensino e da Pesquisa no âmbito da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que, por meio de professores-pesquisadores, vem, desde 2010, contribuindo com a construção de conhecimento e o fortalecimento de práticas voltadas à referida área. O artigo considera ainda os avanços e as lacunas que a Universidade em análise precisa continuar e superar, respectivamente, na direção de realizar, cada vez mais, o compromisso com a construção do conhecimento e a transformação social. Para tal, são discutidos aspectos históricos concernentes à formulação da própria EIC e levantadas ações a ela relacionadas que vêm sendo desenvolvidas na UFCG, especialmente no que tange ao Ensino e à Pesquisa. Já é possível vislumbrar a presença da EIC no Ensino e na Pesquisa desenvolvidos particularmente na Unidade Acadêmica de Educação (UAEd), vinculada ao Centro de Humanidades (CH) da UFCG. No entanto, outros passos devem ser dados na direção de consolidar as ações em andamento e avançar em outras direções pertinentes ao fazer universitário, como a Extensão.
Referências
BARBOSA, Maria Carmen S.; SILVA, Ana Paula S. da; PASUCH, Jaqueline. Apresentação. In: BARBOSA, Maria Carmen S. et al. (org.). Oferta e Demanda de Educação Infantil no Campo. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2012. p. 7-11.
BARBOSA, Maria Carmen S. et al. (org.). Oferta e demanda de Educação Infantil no Campo. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2012.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 11, 16 maio 2006. Disponível em: https://bit.ly/2KPDZCf. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação Básica do Campo. Diário Oficial da União: Brasília, DF, Seção 1, p. 81, 29 abr. 2008. Disponível em: https://bit.ly/2D9BQgr. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2XGY4jj. Acesso em: 11 nov. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Coordenação Geral de Educação Infantil; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Educação. Pesquisa nacional caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de residentes em áreas rurais. [S. l.]: MEC-UFRGS, 2012. Disponível em: https://bit.ly/37zwmJO. Acesso em: 11 nov. 2017.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – FORPROEX. Manaus, 2012. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: https://bit.ly/2s6L6zG. Acesso em: 11 nov. 2017.
GONÇALVES, Eulizangela Ferreira. A linguagem das Ciências Naturais na Educação Infantil em zonas urbanas e rurais do município de Campina Grande. 2016. 36 f. Monografia (Especialização em Docência na Educação Infantil) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016.
LEAL, Fernanda de L. A. Educação Infantil do Campo e Pedagogia: um diálogo a se fazer. Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 164-181, maio/ago. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2KOEsoc. Acesso em: 11 nov. 2017.
LEAL, Fernanda de L. A.; RAMOS, Fabiana. Educação Infantil do Campo em foco: infraestrutura e proposta pedagógica em escolas do Nordeste. In: BARBOSA, Maria Carmen S. et al. (org.). Oferta e demanda de Educação Infantil no Campo. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2012. p. 153-179.
MACIEL, Wanessa. A demanda por Educação Infantil do Campo: a perspectiva das famílias. 2016. 15 f. Projeto de Pesquisa (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016.
RAMOS, Jaime L. B. As Representações do lúdico para as Crianças da Educação Infantil do Campo. 2016. 64 f. Monografia (Especialização em Docência na Educação Infantil) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016.
SANTOS, Audicélia M. dos. Vivências de brincadeiras das crianças na Educação Infantil do Campo: um estudo do município de Pocinhos-PB. 2016. 66 f. Monografia (Especialização em Docência na Educação Infantil) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016.
SANTOS, Fábio J. S. dos; MOURA, Terciana V. Políticas educacionais, modernização pedagógica e racionalização do trabalho docente: problematizando as representações negativas sobre as classes multisseriadas. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; HAGE, Salomão. Escola de direito: reinventando a escola multisseriada. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 35-48.
SILVA, Ana Paula Soares da et al. Produção acadêmica nacional sobre a Educação Infantil das crianças residentes em área rural. In: BARBOSA, Maria Carmen Silveira et al. (org.). Oferta e demanda de Educação Infantil no Campo. Porto Alegre: Evangraf, 2012. p. 291-331.
SILVA, Ana Paula Soares da; PASUCH, Jaqueline. Orientações Curriculares para a Educação Infantil do Campo. [S. l.: s. n.], [201-]. Disponível em: https://bit.ly/2OgG9gp. Acesso em: 6 set 2017.
SILVA, Isabel de Oliveira e; SILVA, Ana Paula Soares da; MARTINS, Aracy Alves. Infâncias no e do campo: como as crianças vivem, brincam, estudam e compartilham experiências. In: SILVA, Isabel de Oliveira e; SILVA, Ana Paula Soares da; MARTINS, Aracy Alves. Infâncias do Campo. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. p. 13-22.
SILVA, Maria do Socorro de Oliveira e. Linguagem oral e literatura infantil: análise da prática de professoras em turmas multisseriadas na zona rural de Boqueirão. 2016. 61 f. Monografia (Especialização em Docência na Educação Infantil) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2016.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE. Seminário Nacional de Educação Infantil, 4. Campina Grande, 2018. Anais [...]. Campina Grande: UFCG, 2018. Disponível em: https://bit.ly/2OSxyRz. Acesso em: 2 mar. 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional