Memórias contra-hegemônicas e educação para as relações étnico-raciais: práticas decoloniais em contextos periféricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e58787

Palavras-chave:

Etnoeducação, Memórias contra-hegemônicas, Educação para as relações étnico-raciais, Museu da Maré, Fundo Documental Afro-andino

Resumo

Nossa perspectiva investigativa está influenciada pela possibilidade de análises dialéticas no plano da simultaneidade, e este trabalho parte de uma abordagem que reconhece coexistência epistemológica frente ao tema da história social, política e cultural de setores marginalizados como as populações afrodescendentes no Brasil e no Equador. Alinhadas ao pressuposto da decolonialidade do saber e da Educação para as relações étnico-raciais, tratamos das outras práxis educativas em contextos não formais de educação, dessa vez a partir do Museu da Maré e do Fundo Documental Afro-andino. Ganham centralidade processos de reorientação epistemológica, como legados para os currículos praticados em contextos de invisibilização dos conhecimentos subalternizados. Defendemos outros “giros” e outras percepções sobre memória coletiva com base em uma perspectiva comparada, além de reconhecer a produção realizada como um modo outro de fazer da(s) memória(s), uma peça indispensável na luta social e política, assumindo contranarrativas e outras formas de insurgir.

Biografia do Autor

Claudia Miranda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Claudia Miranda é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO e do Departamento de Didática da Escola de Educação. É pós-doutoranda do Programa EICOS/UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Trabalho CLACSO Afrodescendencia e propostas contra-hegemônicas (2016-2019), coordena o Grupo de Estudo e pesquisa Formação de professores, currículos, pedagogias interculturais e decoloniais; coordena a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras (Rio de Janeiro) e é membro da Rede de Professoras/es Hilos de Ananse. (Bogotá).

Helena Maria Marques Araújo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (1998) e Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2012), Pós-doutora pela Escola de Educação da UNIRIO (2018). É Professora Adjunta VII de História do CAp UERJ, assim como da disciplina de Estágio Supervisionado de História no Departamento de História da UERJ. Membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica do CAp/ UERJ e do Programa de Pós-Graduação em ensino de História - PROFHISTÓRIA/ UERJ. É bolsista - coordenadora da disciplina de História 2 na Educação (Didática e Metodologia de Ensino de História) no Curso de Pedagogia do CEDERJ/ CECIERJ. Vice-líder do Laboratório de Ensino de História do CAp/ UERJ (LEH-CAp), onde é co-coordenadora da linha de pesquisa Espaços Educativos e Desigualdades. Pesquisadora associada do Grupo de pesquisa GECEC- Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) - da PUC-RIO e do Grupo de pesquisa da UNIRIO denominado ?Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais ? GFPPD. Tem experiência em docência, extensão e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e Memória, atuando principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores, ensino de história, espaços educativos não formais, educação patrimonial, memória, museologia social, interculturalidade e pedagogias decoloniais.

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Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Dossiê A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas