Infância e etnografia: dialogia entre alteridades e similitudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e61820

Resumo

Observa-se que nas últimas décadas, as pesquisas com crianças ganharam lugar de destaque no campo dos Estudos da Infância, chamando atenção para metodologias que se ancoram na premente necessidade de garantia, proteção e defesa dos seus direitos. À luz desse cenário, e dos desafios colocados pela pesquisa etnográfica com crianças, argumenta-se que as crianças habitam o mundo e produzem alteridades que interpelam pensar sobre esse horizonte demarcador de sua geração e linguagem. Considerando os contributos da etnografia, entendemos que uma maior aproximação epistemológica e metodológica à infância i) reconhece a alteridade mas não a dissocia das similitudes e das diferenças mutuamente partilhadas e, simultaneamente ii) apoia-se na reflexividade crítica para ultrapassar o uso habitualmente dicotômico daqueles conceitos a fim de melhor compreender as culturas produzidas pelas crianças na relação dialógica com adultos e outras crianças. É neste alinhamento que situamos a etnografia como uma metodologia particularmente útil, sublinhando os seus contributos para sustentar empiricamente os fundamentos da concessão das crianças como atores sociais e como cidadãs.

Biografia do Autor

Manuela Ferreira, Universidade do Porto, U.Porto, Portugal

Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da  Universidade do Porto, U.Porto, Portugal

 

 

Patricia de Moraes Lima, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de santa Catarina, UFSC

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

ALANEN, Leena.; MAYALL, Berry. Conceptualizing child-adult relations. London: Falmer, 2001.

ALMEIDA, Ana N. Para uma sociologia da infância. Jogos de olhares, pistas para a investigação. Lisboa. ICS, 2009.

BUJES, Maria Isabel. Infância e Poder: breves sugestões para uma agenda de pesquisa. In: BUJES, Maria Isabel; COSTA, Marisa V. Caminhos Investigativos III: Riscos e Possibilidades de Pesquisar nas Fronteiras. Rio de Janeiro: DP&, 2005.

BERGER, Peter; LUCKMAN, Thomas. A construção social da realidade, tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Ed. Vozes (8ª ed.), 1999.

CABRAL, João de Pina. "Aromas de urze e de lama": reflexões sobre o gesto etnográfico. Etnográfica [online]. vol.11, n.1, p.191-212, 2007.

BRASIL. CONVENÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA (1990). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D99710.htm. Acesso em: 20 mar. 2015.

CORSARO, William. Sociology of childhood. London: Pine Forges, 1997.

DELEUZE, Gilles e GUATARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e Esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

DORNELLES, Leni Vieira. Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

DORNELLES, Leni Vieira. Sobre o devir-criança ou discursos sobre as infâncias. In: V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, Rio de Janeiro. Anais do V Colóquio Internacional de Filosofia da Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2010.

FERREIRA, Manuela. Salvar os corpos, forjar a razão, contributos para uma análise crítica da infância em Portugal, 1880-1940. Lisboa: IIE, 2000.

FERREIRA, Manuela. “A gente gosta é de brincar com os outros meninos!” - as relações sociais entre crianças num Jardim de Infância. Porto, Edições Afrontamento, 2004.

FERREIRA, Manuela. “- Ela é a nossa prisioneira!” - questões teóricas, epistemológicas e ético-metodológicas a propósito dos processos de obtenção da permissão das crianças pequenas numa pesquisa etnográfica. In: Barbosa, Maria Carmen Silveira & Filho, Altino Martins (orgs), dossiê Das Pesquisas com Crianças ao Encontro da Infância Contemporânea, Revista Reflexão e Acção – Revista do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação e Mestrado da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), Vol 18, nº 2, pp: 151-182 , 2010. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/1524/0. Acesso em: 20 mar. 2015.

FERREIRA, Manuela; ROCHA, Cristina. Figures de l'enfance, des enfants et leur éducation dans la production universitaire portugaise (1995-2005): quelle est la contribution de la sociologie de l'enfance? - analyse critique. In: Brabant, Louise Hamelin et Turmel, André (dir.), Les figures de l’enfance d’hier à aujourd’hui: un regard sociologique, Québec Presses Interuniversitaires, Québec, Canadá, p. 205-222, 2012.

FONSECA, Cláudia. Quando cada caso não é um caso. Revista Brasileira de Educação, n. 10, p. 58-78, jan./fev./mar./abr, 1999.

FONSECA, Cláudia. Família, fofoca e honra: etnografia das relações de gênero e violência em grupos populares. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

GARNIER, Pascale. Childhood as a question of critiques and justifications: Insights into Boltanski’s sociology. Childhood, Vol. 21(4): 447–460, 2014.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.

GEERTZ, Clifford. O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis: Vozes, 2000.

GIL, José. Devir-criança: devir-maior ou devir-menor? mesa-redonda com René Schérer, José Gil e Vanessa Brito. Universidade Nova de Lisboa, 2011.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HUNLETH, Jean. Beyond on or with: questioning power dynamics and knowledge production in 'child-oriented' research methodology. Childhood, 18(1) 81–93, 2011.

JAMES, Allison; CHRISTENSEN, Pia (orgs.). Research with children – perspectives and practices. London: Falmer Press, 2000.

JAMES, Allison. Give a voice to children’s voice: practices and problems, pitfalls and potentials. American Anthropology, vol. 109, Issue 2, p. 261-272, 2007.

JAMES, Allison, JENKS, Chris; PROUT, Alan. Theorising childhood, London: Polity Press, 1998.

JAMES, Allison; PROUT, Alan (orgs). Constructing and Reconstructing Childhood, Contemporary Issues in the Study of Childhood. London: The Falmer Press, 1997.

JÓDAR, Francisco, GÓMEZ, Lúcia. Devir-criança: experimentar e explorar outra educação. Educação e Realidade. Porto Alegre (RS), v. 27, n. 2, p. 31-45, jul./dez. 2002.

JOHANSSON, Barbro. Doing adulthood in childhood research. Childhood, v. 19, n. 1, p. 101-104, set. 2011.

KOHAN, Walter Omar. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2003.

KOHAN, Walter (org). Lugares da Infância: filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

KOHAN, Walter. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaio de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

LEE, Nick. Childhood and Society: Growing Up in an Age of Uncertainty. Maidenhead: Open University Press, 2001.

LIMA, Patrícia de Moraes. Infância e Experiência. In: Sousa, Ana Maria B.; Vieira, Alexandre; Lima, Patrícia de Moraes. Ética e Gestão do Cuidado: a infância em contextos de violências. Florianópolis: CED/UFSC/NVC-NUP, 2006.

LIMA, Patrícia de Moraes. O governo da infância e a arte do cuidado de si. In: Souza, Ana Maria e Barbosa, Isabella (orgs.). Cuidar da educação, cuidar da vida. Florianópolis: UFSC-CED-NUVIC, 2011.

MORIN, Edgar. O método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2002.

PEIRANO, Mariza. A Antropologia como ciência social no Brasil. Etnográfica, Vol. IV (2), 2000, pp. 219-232, 2000.

PROUT, Alan. The Future of childhood: towards the interdisciplinary study of children. London: Routledge Falmer, 2005.

PUNCH, Samantha; TISDALL, E. Kay M. exploring children and young people's relationships across Majority and Minority Worlds, Children's Geographies, 10: 3, p.241-248, 2012.

QVORTRUP, Jens. Foreword. In: Brannen, Julia; O’Brien, Margareth (orgs), Children in families, policy and research (pp: xi-xiii). London: The Falmer Press, 1996.

SPYROU, Spyros Disclosing childhoods. Research and knowledge production for a critical childhood studies. London. Palgrave, 2018.

TURMEL, André. A historical sociology of childhood, developmental thinking categorization and graphic visalization. Cambridge: Cambridge University Press. 2008

UPRICHARD, Emma Children as ‘Being and Becomings’: Children, Childhood and Temporality. Children & Society, 22(4), p. 303 – 313, 2009.

VASCONCELOS, Teresa. Ao ritmo de um cortador de relva: entre o "estar lá" e o "estar aqui", o "estar com", dilemas e complexidades da etnografia em caminhos pós-modernos de multivocalidade. Revista Educação, Sociedade e Culturas, nº 14, 37-58, Porto: Edições Afrontamento, 2000.

WYNESS, Michael. Children’s participation and intergenerational dialogue: bringing adults back into the analysis. Childhood, vol. 20, 4: pp. 429-442, 2013.

WYNESS, Michael. Childhood. Cambridge: Polity Press, 2015.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

Ferreira, M., & Lima, P. de M. (2020). Infância e etnografia: dialogia entre alteridades e similitudes. Perspectiva, 38(1), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e61820