Entre palavras e imagens de um mundo surreal: pensamentos matemáticos em uma experiência com crianças e Salvador Dalí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63215

Resumo

Inaugurada por Flores (2013), a “perspectiva da visualidade em educação matemática” surge como uma estratégia de análise e alargamento das pesquisas sobre o visual, discutindo como nosso olhar foi constituído historicamente e formas outras de pensar a relação da arte com a matemática. O presente artigo é a escrita de uma experiência com crianças no encontro com a arte de Salvador Dalí, com o objetivo de experimentar e problematizar uma geometria não-euclidiana junto à sua obra. Usando a ideia de oficina-dispositivo, criou-se uma oficina a partir de alguns aspectos da obra do pintor que tinha a intenção de provocar visualidades, fazendo emergir pensamentos e saberes matemáticos. A partir da escuta atenta a uma história que narrava características de um mundo surreal, crianças do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina foram convidadas a imaginar e construir o seu próprio mundo, fazendo colagens de figuras em caixas de ovo. A colagem, na superfície ondulada da caixa, causou inquietação e fez com que pensamentos matemáticos emergissem do estranhamento com uma geometria não-euclidiana. Durante a oficina, puderam ser observadas narrativas que ligavam a deformação das figuras a algo errado ou feio, e também tentativas de não-deformação das figuras através de estratégias diversas. Além disso, de outro modo, a oficina efetivou um espaço em que o ensino e a aprendizagem da matemática elaboram-se a partir dos sentidos da experiência, problematizando conexões com o real e o surreal.

Biografia do Autor

Jéssica Juliane Lins de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Rosilene Beatriz Machado, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Referências

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Porto Alegre: LPM, 2017.

BERNIS, Jeanne. A imaginação: do sensualismo epicurista à psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

BRETON, Andre. Manifesto Surrealista e Segredos da Arte Mágica Surrealista. Paris: Tradução de Alexandre Linhares, 1924. Acessado em 12/03/2018.

DELEUZE, Gilles. O que é um dispositivo? In: Michel Foucault, filósofo. Tradução de Wanderson Flor do Nascimento. Barcelona: Gedisa, 1990.

FLORES, Cláudia Regina. Olhar, saber, representar: sobre a representação em perspectiva. São Paulo: Musa Editora, 2007.

FLORES, Cláudia Regina. Visualidade e visualização matemática: novas fronteiras para a educação matemática. Tendências Contemporâneas nas Pesquisas em Educação Matemática e Científica: sobre linguagens e práticas culturais. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

FLORES, Cláudia Regina. Entre Kandinsky, crianças e corpo: Um exercício de uma pedagogia pobre. Zetetike, v. 23, n. 1, p. 237–252, 2015.

FLORES, Cláudia Regina. Descaminhos: potencialidades da arte com a educação matemática. Boletim de Educação Matemática. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, v. 30, n. 55, 2016.

FLORES, Cláudia Regina. Desdramatizar a Educação (Matemática): Experiências com Oficinas de Arte no Ensino Fundamental. Universidade Federal de Santa Catarina: Projeto de Pequisa aprovado pelo CNPq, Edital Bolsa Produtividade, Divulgação Restrita, 2017a.

FLORES, Cláudia Regina. In-fante e profanação do dispositivo da aprendizagem matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 2017b.

FRANCISCO, Bruno Moreno. Um oficinar-de-experiências que pensa com crianças: matemáticas cubistas, formas brincantes e ex-posições. Florianópolis: Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, 2017.

FRANCISCO, Bruno Moreno; FLORES, Cláudia Regina. Práticas artísticas do cubismo e pensamento matemático: experiências com a arte na educação matemática. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2016.

GESSER, Gabriel. Pensar matemática com a arte cubista: uma experiência com crianças do quinto ano do colégio de aplicação da UFSC. Florianópolis: Monografia (Graduação) – Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação & Sociedade, v. 26, n. 93, p. 1273–1288, 2005.

KERSCHER, Mônica Maria. Uma martemática que per-corre com crianças em uma experiência abstrata num espaço-escola-espaço. Florianópolis: Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

KOHAN, Walter. O. Entre nós, em defesa de uma escola. Educação Temática Digital, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, v. 19, n. 4, p. 590–606, 2017.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20–28, 2002.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 04–27, 2011.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

MORAES, João Carlos Pereira de. Experiências de um corpo em Kandinsky: formas e deformações num passeio com crianças. Florianópolis: Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, 2014.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SOUZA, Jéssica Juliane Lins de. Traços surreais no encontro com Salvador Dalí e crianças e matemática e oficina. Florianópolis: Monografia (Graduação) – Curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina, 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

Souza, J. J. L. de, Flores, C. R., & Machado, R. B. (2020). Entre palavras e imagens de um mundo surreal: pensamentos matemáticos em uma experiência com crianças e Salvador Dalí. Perspectiva, 38(1), 1–13. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63215