Imagem e educação: um estudo sobre a potencialidade educativa das imagens por meio da compreensão de imago e sua influência no exercício do pensar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65854

Resumo

O objetivo do texto é refletir acerca do uso de imagens como elemento educativo, tendo como parâmetro o conceito medieval de imago e sua importância para a constituição do pensamento. Nossa reflexão origina-se da consideração de que as imagens, a partir do século XX, Sugestão: têm papel protagonista na comunicação entre as pessoas, portanto, transformam-se em interlocutoras de ideias e de informações. Entretanto, sua relevância no campo educacional ainda é tímida. Em geral, as imagens são usadas para tornar o processo de aprendizagem menos árido. Em virtude disso, suscitamos como hipótese de estudo: o modus como as imagens foram usadas, enquanto recurso pedagógico em outros momentos sociais, estaria estreitamente vinculado à formação humana e, por conseguinte, distinto do modo como, em geral, a usamos hoje, ou seja, limitando-a a um recurso imagético. Nossas reflexões consideram a imagem em seus três domínios, tal como o conceito medieval de imago: imagem material, imagem como imaginação e imagem como semelhança divina. Estabelecidas essas premissas, salientamos que nossa abordagem tem como princípio teórico os fundamentos aristotélicos que nos permitem apreender a imagem como um processo mental, imprescindível ao exercício do pensar e à história social, o qual apresenta o homem como epicentro do fazer social. Consideramos que esses dois princípios nos permitirão pensar a imagem como recurso educativo sob a perspectiva de imago, uma vez que as formulações de Aristóteles foram a base desse conceito no medievo e a história é a base para compreender as ações dos homens no tempo.

Biografia do Autor

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR

Professora do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR

 

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Professora do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá, UEM

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

Nunes, M. A. L., & Oliveira, T. (2020). Imagem e educação: um estudo sobre a potencialidade educativa das imagens por meio da compreensão de imago e sua influência no exercício do pensar. Perspectiva, 38(2), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65854