Das peças de marfim à inteligência artificial: panorama histórico da evolução do jogo como ferramenta para o ensino de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66247

Resumo

O artigo traça um panorama histórico da evolução da noção de jogo como ferramenta para o ensino de línguas, e especialmente de línguas estrangeiras, da Antiguidade até os dias atuais. Baseia-se no postulado segundo o qual o jogo não corresponde a uma referência fenomenológica única, mas deve ser estudado como uma construção social variável, cujo universo semântico é rico e contraditório, pois opera segundo uma lógica sedimentar. Através de uma revisão da literatura pedagógica em geral e dos textos sobre didática de línguas e culturas em particular, pretende-se elucidar as razões pelas quais diferentes correntes de pensamento relacionaram jogo e educação e jogo e didática de línguas e culturas ao longo dos séculos. Este percurso diacrônico leva a uma reflexão sobre o estado atual do jogo, em uma época dominada pela abordagem orientada para a ação e marcada pela crescente ludicização.

Biografia do Autor

Haydée Silva, Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM

Profesora da Facultade de Filosofia e Letras da Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM

 

 

Referências

ALLEN, D. Découvrir l’anglais par le jeu. Du cours moyen à la cinquième. Paris: Hatier, 1991.

AQUINO, Santo T. de. Suma de teología II. Parte I-II. Madrid: Biblioteca de autores cristianos, 2001.

ARISTÓTELES. Ética nicomáquea. Madrid: Gredos, 1985.

ASHER, J. J. Learning another language through actions. The complete teacher’s guide book. California: Sky Oaks Productions, 1977.

AUGÉ, H. ; BOROT, M. F.; VIELMAS, M. Jeux pour parler, jeux pour créer. Paris: CLE international, 1989.

AUTRET, J. L’anglais par le jeu. Paris: Flammarion, 1974.

BADIA ARMENGOL, D.; VILÀ SANTASUSANNA, M. Juegos de expresión oral y escrita. Barcelona: Graó, 1992.

BARCELÓ, J. Selección de escritos de Erasmo de Rotterdam. Estudios Públicos, v. 61, p. 1 46, 1996.

BESSE, H. Méthodes et pratiques des manuels de langue. Paris: CREDIF - Didier, 1995.

BESSON, A. M. 20 cartes illustrées pour l’enseignement des langues vivantes. Paris: Hachette, 1960.

BOSQUET, G.; BIRD, J.; BACRO, P. Cartes en main. Jeux de rôle. Paris: Éditions du collège, 1983.

BOUCHER, L. Let’s play a game. An aid to the teaching and learning of English. Londres: Gray, 1956.

BRAVO-VILLASANTE, C. Los “diálogos escolares” de Juan Luis Vives. Anuario de la Sociedad Española de Literatura General y Comparada, n. v, p. 7 11, 2006.

BROUGÈRE, G. Jouer/apprendre. Paris: Economica - Anthropos, 2005.

BURKE, R. E. The game of poetics. Ludic criticism and postmodern fiction. Nova Iorque: Peter Lang, 1994.

CARAVOLAS, J.-A. Le point sur l’histoire de l’enseignement des langues. Anjou (Québec): Centre éducatif et culturel, 1995.

CARÉ, J-M.; DEBYSER, F. Jeu, langage et créativité. Les jeux dans la classe de français. Paris: Hachette FLE, 1978.

CARÉ, J-M.; TALARICO, K. Jeux et techniques d’expression pour la classe de conversation. Sèvres: CIEP - BELC, 1995.

CHAMBERS, G. C. Games for modern language classes. The Modern Language Journal, v. 11, n. 2, p. 93 97, 1926.

COHEN-COUDAR, C.; NEMNI-NATAF, N. Jeux d’anglais. Star words. Niveau 1. Paris: Bordas, 1984.

COHEN-COUDAR, C.; NEMNI-NATAF, N. Jeux d’anglais. Star words. Niveau 2. Paris: Bordas, 1985.

COMENIO, J. A. Didáctica magna. México: Porrúa, 1998.

COMENIO, J. A. La porte d’or de la langue française. Autun: Vernier, 1898.

COMENIO, J. A. Novissima linguarum methodus. Paris: Droz, 2005.

CRAWSHAW, B.; HERBAUX-SCHMIDT, B.; KLAUKE, C.; KLAUKE, R.; SCHMIDT, H. Let’s play games in French. Stuttgart: Ernst Klett Verlag, 1977.

CRAWSHAW, B.; KLAUKE, C.; KLAUKE, R.; HERBAUX-SCHMIDT, B; SCHMIDT, H. Jouez le jeu! Stuttgart: Ernst Klett Verlag, 1985.

CENTRO VIRTUAL CERVANTES. Diccionario de términos clave de ELE. Madrid: Instituto Cervantes, 2019. Disponível em: https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/diccio_ele/. Acesso em: 5 jul. 2019.

DAMOISEAU, R. Jeux. In: JANICOT, A.; PRIMAULT, M.; DAMOISEAU, R. (ed.). Jeux et poèmes pour enfants. Sèvres: CIEP, 1972, p. 63-117.

DAVIS, P.; RINVOLUCRI, M. More grammar games. Cognitive, affective and movement activities for EFL students. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

DEBYSER, F. Le tarot des mille et un contes. Paris: École des loisirs, 1977.

DUFEU, B. Sur les chemins d’une pédagogie de l’être: une approche psychodramaturgique de l’apprentissage des langues. Paris: Psychodramaturgie, 1992.

DUFEU, B. Les approches non conventionnelles des langues étrangères. Paris: Hachette FLE, 1996.

DUFLO, C. Le Jeu. De Pascal à Schiller. Paris: PUF, 1997a.

DUFLO, C. Jouer et philosopher. Paris: PUF, 1997b.

FERGUSON, R.; COUGHLAN, T.; EGELANDSDAL, K.; GAVED, M.; HERODOTOU, C.; HILLAIRE, G.; JONES, D.; JOWERS, I.; KUKULSKA-HULME, A.; MCANDREW, P.; MISIEJUK, K.; NESS, I. J.; RIENTIES, B.; SCANLON, E.; SHARPLES, M.; WASSON, B.; WELLER, M.; WHITELOCK, D. Innovating pedagogy 2019: Open University Innovation Report 7. Milton Keynes: The Open University, 2019. Disponível em: https://iet.open.ac.uk/file/innovating-pedagogy-2019.pdf. Acesso em: 5 jul. 2019.

FRIEDRICH, T.; JAN, von E. Games cards. Communicative activities for English language classes. Ismaning (Alemania): Max Hueber, 1997.

FROËBEL, F. La educación del hombre. Biblioteca virtual universal, 2003. Disponível em: https://www.biblioteca.org.ar/libros/88736.pdf. Acesso em: 5 jul. 2019.

GRANGER, C. Play games with English. Teacher’s Resource Book 1. Oxford: Heinemann, 1993a.

GRANGER, C. Play games with English. Teacher’s Resource Book 2. Oxford: Heinemann, 1993b.

GRANGER, C. Play games with English. Teacher’s Resource Book 3. Oxford: Heinemann, 1995.

HADFIELD, J. Elementary communication games. Harlow: Longman, 1984.

HADFIELD, J. Intermediate communication games. Londres: Nelson English Language Teaching, 1990.

HADFIELD, J. Advanced communication games. Harlow: Longman, 1996.

HENRIOT, J. Sous couleur de jouer. La Métaphore ludique. Paris: José Corti, 1989.

HILL, L. A.; FIELDEN, R. D. S. English language teaching games for adult students. Book 1. Elementary. Londres: Evans Brothers Limited, 1974.

INSTITUTO CERVANTES. Marco común europeo de referencia para las lenguas. Enseñanza, aprendizaje, evaluación. Madrid: Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2002.

JULIEN, P. Activités ludiques. Paris: CLE International, 1988.

LEE, W. R. Language teaching games and contests. Oxford: Oxford University Press, 1979.

LEFEBVRE, L. Note sur l’enseignement du latin et les jeux en langue latine dans les écoles de Lille au XVIe siècle. Nancy: Berger-Levrault et Cie, 1907.

LENAIN, T. Pour une critique de la raison ludique. Paris: Vrin, 1993.

LOCKE, J. Some thoughts concerning education. Nova Iorque: P. F. Collier & Son, 1692.

LOZANOV, G. Suggestology and outlines of suggestopedy. Nova Iorque: Gordon and Breach, 1978.

MCCALLUM, G. P. 101 word games for students of English as a second or foreign language. Oxford: Oxford University Press, 1980.

MEHL, J. M. Les jeux au royaume de France du XIIIe au début du XVIe siècle. Paris: Fayard, 1990.

MONREAL PÉREZ, J. L. Juan Luis Vives, lengua y lenguaje en el humanismo renacentista. Anales del Seminario de Historia de la Filosofía, v. 28, p. 101 133, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5209/rev_ASHF.2011.v28.36281. Acesso em: 5 jul. 2019.

MONTAIGNE, M. de. Ensayos de Montaigne. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2003. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra-visor/ensayos-de-montaigne--0/html/. Acesso em: 5 jul. 2019.

PELLINI, C. Características de la educación en el Humanismo. Victorino Feltre y Francisco Rabelais. Historias y biografías. Historia antigua. 2017. Disponível em: https://historiaybiografias.com/la-educacion-humanismo/. Acesso em: 5 jul. 2019.

PLUCHE, A. A. La mécanique des langues et l’art de les enseigner. Paris: Veuve Estienne et fils, 1751.

QUINTILIANO, M. F. Instituciones oratorias. Alicante: Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, 2004. Disponível em: http://www.cervantesvirtual.com/obra/instituciones-oratorias--0/. Acesso em: 5 jul. 2019.

RINVOLUCRI, M. Grammar games. Cognitive, affective and drama activities for EFL students. Cambridge: Cambridge University Press, 1984.

RISING, T. C. English through games. Londres: Pitman Press, 1943.

RIXON, S. How to use games in language teaching. Hong Kong: MacMillan, 1992.

SILVA, H. Paradigmas y niveles del juego. In: RAMOS, J. L. (org.). Juego, educación y cultura. México: ENAH - Conaculta, 1999, p. 35-52.

SILVA, H. Soyons sérieux... Et jouons. Le Français dans le monde, n. 390, p. 42-43, 2013.

SILVA, H. De la vague communicative à la déferlante actionnelle: 20 ans de jeux en classe de français langue étrangère. In: DEFAYS, J. M.; MEUNIER, D. Transversalités. 20 ans de FLES. Faits et gestes de la didactique du français langue étrangère et seconde de 1995 à 2015. Bruselas: Éditions Modulaires Européennes, 2015a, p. 217-233.

SILVA, H. Quatre pistes d’activités pour la classe de langue au carrefour du jeu et de la technologie. Interculturel, n. 19, p. 49-64, 2015b.

SILVA, H. Du Grammairien (1767) à Magic Word (2014). Jeux de lettres et innovation pédagogique dans l’enseignement du français. Documents pour l’Histoire du Français Langue Étrangère ou Seconde, n. 53, p. 157 176, 2016.

SUSO LÓPEZ, J. Reseña de Novissima Linguarum Methodus de Jan Amos Comenius. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 19, n. 2, p. 210 214, 2005.

TAYLOR, M. N. Classroom games in French. A source book for teachers. Skokie: National Textbook Company, 1982.

VALLANGE, M. de. L’Art d’enségner le latin aux petits enfans en les divertissant et sans qu’ils s’en apperçoivent. Dépendance de l’Art d’élever la Jeunesse selon la différence des âges, du sexe & des conditions. Paris: Antoine Gandouin, 1730.

VALLANGE, M. de. L’Art d’élever les jeunes princes dez le berceau, selon les principes de la Physique, de la Morale, de la Politique et de la Religion. Paris: Antoine Gandouin, 1732.

VIVES, J. L. Diálogos. Buenos Aires: Espasa Calpe, 1940.

WEISS, F. Jeux et activités communicatives dans la classe de langue. Paris: Hachette, 1983.

WRIGHT, A.; BETTERIDGE, D.; BUCKBY, M. Games for language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1979.

Publicado

2020-06-16

Como Citar

Silva, H. (2020). Das peças de marfim à inteligência artificial: panorama histórico da evolução do jogo como ferramenta para o ensino de línguas. Perspectiva, 38(2), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e66247

Edição

Seção

Dossiê Jogos e brincadeiras no ensino de línguas estrangeiras