O trabalhador no centro de propostas de pesquisa-formação para o trabalho associado

Autores

  • Maria Clara Bueno Fischer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p95

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo têm como objetivo contribuir com a análise e a elaboração de pressupostos teórico-metodológicos de projetos de formação direcionados à afirmação e autonomia de sujeitos envolvidos em experiências de trabalho associado, tendo como horizonte politico a luta por um trabalho e uma sociedade em que seja afirmado o princípio da autogestão como um de seus pilares fundamentais. Para tal, a autora analisa o potencial da abordagem ergológica do trabalho e da perspectiva teórica conhecida como abordagem biográfica temática ("histórias de vida" a serviço do desenvolvimento de projetos).

Biografia do Autor

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) onde atualmente é professora, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Educação - University of Nottingham (1997). Mais informações: http://lattes.cnpq.br/3835786000876089

Downloads

Publicado

2009-04-22

Como Citar

Fischer, M. C. B. (2009). O trabalhador no centro de propostas de pesquisa-formação para o trabalho associado. Perspectiva, 26(1), 95–117. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p95