O trabalhador no centro de propostas de pesquisa-formação para o trabalho associado

Autores/as

  • Maria Clara Bueno Fischer Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p95

Resumen

As reflexões apresentadas neste artigo têm como objetivo contribuir com a análise e a elaboração de pressupostos teórico-metodológicos de projetos de formação direcionados à afirmação e autonomia de sujeitos envolvidos em experiências de trabalho associado, tendo como horizonte politico a luta por um trabalho e uma sociedade em que seja afirmado o princípio da autogestão como um de seus pilares fundamentais. Para tal, a autora analisa o potencial da abordagem ergológica do trabalho e da perspectiva teórica conhecida como abordagem biográfica temática ("histórias de vida" a serviço do desenvolvimento de projetos).

Biografía del autor/a

Maria Clara Bueno Fischer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982) onde atualmente é professora, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e doutorado em Educação - University of Nottingham (1997). Mais informações: http://lattes.cnpq.br/3835786000876089

Publicado

2009-04-22

Cómo citar

Fischer, M. C. B. (2009). O trabalhador no centro de propostas de pesquisa-formação para o trabalho associado. Perspectiva, 26(1), 95–117. https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p95