A dinamicidade do livro de literatura infantil: inovações poéticas e deslocamentos

Autores

  • Elaine Cristina da Silva Martins Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Adair de Aguiar Neitzel Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p533

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como os aspectos gráficos dos livros permitem deslocamentos que ampliam as possibilidades de leitura, problematizando como eles interferem na recepção da obra. Lida-se com a hipótese de que os elementos gráficos traduzidos como layout (as ilustrações, as linhas, os espaços vazios e ocupados, as cores, as letras e a diversificação maiúscula, minúscula, como também a espessura) expandem o potencial da escrita e tendem a multiplicar sentidos, imprimem dinamicidade, interatividade, multilinearidade ao texto e oferecem ao leitor percursos variados de leitura. Esta pesquisa trata de uma análise bibliográfica de abordagem qualitativa. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, estabeleceu-se um estudo dos aspectos gráficos segundo Gomes Filho, Araújo, Camargo, Ramos e Nunes. As discussões acerca dos deslocamentos têm como fundamento os estudos de Barthes. Como resultado, indica-se que os dois livros analisados Os lobos dentro das paredes, de Neil Gaiman, e O menino que vendia palavras, de Ignácio de Loyola Brandão, promovem um diálogo entre o texto verbal e os vários elementos que compõem o layout, auxiliando na valorização do livro como objeto artístico. Por meio das inovações gráficas, o conjunto de elementos utilizados gera inovações poéticas vibrantes que marcam uma revolução na concepção de livro infantil e uma mutação na leitura.

 

 

 

Biografia do Autor

Elaine Cristina da Silva Martins, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Mestra e Doutoranda em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Professora da Prefeitura Municipal de Itajaí, Santa Catarina.

 

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Curso de Graduação em Letras – Português e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale de Itajaí (UNIVALI)

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Martins, E. C. da S., & Neitzel, A. de A. (2016). A dinamicidade do livro de literatura infantil: inovações poéticas e deslocamentos. Perspectiva, 34(2), 533–554. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p533