Educação estética na formação continuada de professores do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e95415

Palavras-chave:

Formação continuada de professores., Educação estética., Ensino superior.

Resumo

Esta pesquisa tem como tema a formação docente e como objetivo discutir como um programa de formação continuada repercute na educação estética dos professores do ensino superior. Definimos como metodologia a pesquisa qualitativa documental, com método de análise de conteúdo (Franco, 2005), o qual permite uma abordagem que se centra na mensagem verbal, gestual, fotográfica, entre outras, diretamente percebida ou não. Os documentos analisados foram: a) vídeos produzidos para as Trilhas Formativas Digitais Assíncronas de um Programa de Formação Continuada de uma universidade do Sul do Brasil; b) relatos redigidos pelos professores participantes das Trilhas de Educação Estética, disponíveis nos fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Instituição de Ensino Superior que é foco desta pesquisa. Como resultados, sinalizamos que um programa repercute na educação estética dos professores quando oferece oportunidades de eles desenvolverem o impulso lúdico pela apreciação e reflexão do objeto estético e artístico, movimento que reverbera na sua vida pessoal e na prática pedagógica. Pelas narrativas dos docentes, constatamos que eles refletiram sobre si e sobre a complexidade dessa profissão, compreendendo que o domínio do conteúdo já não é suficiente para a formação dos sujeitos que a sociedade exige. Por isso, um Programa de Formação Continuada deveria favorecer, além dos saberes pedagógicos, também os saberes de ordem estética, pois, a partir da integração entre os conhecimentos inteligíveis e estéticos, oportunizar-se-á o pensamento com autonomia, com liberdade de escolha, criticidade, uma visão de mundo ampliada que os mobiliza a estarem mais sensíveis aos desafios da sala de aula.

Biografia do Autor

Aletéia Caroline de Simas Rossi, Universidade do Vale do Itajaí

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Santa Catarina, Brasil. Membro do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Técnica em Educação na UNIVALI.

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Santa Catarina, Brasil. Pesquisa sobre Leitura, Educação Estética e Formação cultural de professores.

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Publicado

2025-01-07

Como Citar

Rossi, A. C. de S., & Neitzel, A. de A. (2025). Educação estética na formação continuada de professores do ensino superior. Perspectiva, 43(1), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e95415

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua