Educação estética na formação continuada de professores do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e95415Parole chiave:
Formação continuada de professores., Educação estética., Ensino superior.Abstract
Esta pesquisa tem como tema a formação docente e como objetivo discutir como um programa de formação continuada repercute na educação estética dos professores do ensino superior. Definimos como metodologia a pesquisa qualitativa documental, com método de análise de conteúdo (Franco, 2005), o qual permite uma abordagem que se centra na mensagem verbal, gestual, fotográfica, entre outras, diretamente percebida ou não. Os documentos analisados foram: a) vídeos produzidos para as Trilhas Formativas Digitais Assíncronas de um Programa de Formação Continuada de uma universidade do Sul do Brasil; b) relatos redigidos pelos professores participantes das Trilhas de Educação Estética, disponíveis nos fóruns de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Instituição de Ensino Superior que é foco desta pesquisa. Como resultados, sinalizamos que um programa repercute na educação estética dos professores quando oferece oportunidades de eles desenvolverem o impulso lúdico pela apreciação e reflexão do objeto estético e artístico, movimento que reverbera na sua vida pessoal e na prática pedagógica. Pelas narrativas dos docentes, constatamos que eles refletiram sobre si e sobre a complexidade dessa profissão, compreendendo que o domínio do conteúdo já não é suficiente para a formação dos sujeitos que a sociedade exige. Por isso, um Programa de Formação Continuada deveria favorecer, além dos saberes pedagógicos, também os saberes de ordem estética, pois, a partir da integração entre os conhecimentos inteligíveis e estéticos, oportunizar-se-á o pensamento com autonomia, com liberdade de escolha, criticidade, uma visão de mundo ampliada que os mobiliza a estarem mais sensíveis aos desafios da sala de aula.
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