Formação de professores para o ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maximiliano Rúa Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p92

Resumo

A Antropologia enquanto ciência passou a ser sistematizada a partir do século XIX, de tal forma que seus primeiros docentes eram autodidatas nessa área de conhecimento, e ainda que seu ensino estivesse restrito inicialmente às formações universitárias, em alguns países houve experiências pontuais também na Educação Básica. Nesse artigo analisamos a formação de professores para o Ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina, considerando os diversos cenários institucionais e acadêmicos existentes nos dois países, pois, se por um lado na Argentina há um menor número de cursos em comparação com o Brasil, por outro, tais cursos são mais específicos voltando-se para a formação de professores de Antropologia ao passo que no Brasil essa formação encontra-se dissolvida nos cursos de Ciências Sociais, estando seu ensino alocado na disciplina de Sociologia existente na Educação Básica. Buscamos aqui, portanto, analisar como os cursos de formação de professores para o Ensino de Antropologia nas escolas nesses dois países lidam com os desafios existentes em seus diferentes contextos institucionais e acadêmicos.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Maximiliano Rúa, Universidade de Buenos Aires

Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Professor da Faculdade de Filosofia e Letras da  Universidade de Buenos Aires (UBA).

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

Oliveira, A., & Rúa, M. (2017). Formação de professores para o ensino de Antropologia no Brasil e na Argentina. Perspectiva, 35(1), 92–112. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n1p92

Edição

Seção

Artigos de Dossiês Temáticos