Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1019

Resumo

Com o processo de reintrodução da Sociologia na Educação Básica em 2008, muito tem se debatido sobre o Ensino desta ciência nas escolas. No entanto, devido à própriaausência de uma tradição da Sociologia no currículo escolar, a discussão ainda é incipiente e restrita a uma pequena comunidade de pesquisadores. Uma das questões relevantes que emergem ante a esse novo cenário é sobre quais os desafios para a prática docente do professor de Sociologia, nesse sentido, visa-se contribuir para essa discussão por meio de uma re# exão articulada em dois níveis: o primeiro remete aos desafios teóricos, o segundo aos desa! os metodológicos do Ensino de Sociologia. Para tanto, recorre-se principalmente à obra de Giddens para compreender a relação entre o conhecimento sociológico e o senso comum, questão, que em nosso entender, mostra-se de suma relevância para o Ensino da Sociologia na realidade escolar. Neste trabalho chama-se a atenção para o fato de que a proximidade com o senso comum abre um campo de possibilidades, mas também se constitui como um desa! o para o docente, considerando a “dupla hermenêutica” da Sociologia, o que se apresenta tanto no nívelteórico quanto metodológico.

Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

outor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2014-04-22

Como Citar

Oliveira, A. (2014). Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. erspectiva, 32(3), 1019–1044. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1019

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua