Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1019Resumo
Com o processo de reintrodução da Sociologia na Educação Básica em 2008, muito tem se debatido sobre o Ensino desta ciência nas escolas. No entanto, devido à própriaausência de uma tradição da Sociologia no currículo escolar, a discussão ainda é incipiente e restrita a uma pequena comunidade de pesquisadores. Uma das questões relevantes que emergem ante a esse novo cenário é sobre quais os desafios para a prática docente do professor de Sociologia, nesse sentido, visa-se contribuir para essa discussão por meio de uma re# exão articulada em dois níveis: o primeiro remete aos desafios teóricos, o segundo aos desa! os metodológicos do Ensino de Sociologia. Para tanto, recorre-se principalmente à obra de Giddens para compreender a relação entre o conhecimento sociológico e o senso comum, questão, que em nosso entender, mostra-se de suma relevância para o Ensino da Sociologia na realidade escolar. Neste trabalho chama-se a atenção para o fato de que a proximidade com o senso comum abre um campo de possibilidades, mas também se constitui como um desa! o para o docente, considerando a “dupla hermenêutica” da Sociologia, o que se apresenta tanto no nível
teórico quanto metodológico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.