Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio

Autor/innen

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1019

Abstract

Com o processo de reintrodução da Sociologia na Educação Básica em 2008, muito tem se debatido sobre o Ensino desta ciência nas escolas. No entanto, devido à própriaausência de uma tradição da Sociologia no currículo escolar, a discussão ainda é incipiente e restrita a uma pequena comunidade de pesquisadores. Uma das questões relevantes que emergem ante a esse novo cenário é sobre quais os desafios para a prática docente do professor de Sociologia, nesse sentido, visa-se contribuir para essa discussão por meio de uma re# exão articulada em dois níveis: o primeiro remete aos desafios teóricos, o segundo aos desa! os metodológicos do Ensino de Sociologia. Para tanto, recorre-se principalmente à obra de Giddens para compreender a relação entre o conhecimento sociológico e o senso comum, questão, que em nosso entender, mostra-se de suma relevância para o Ensino da Sociologia na realidade escolar. Neste trabalho chama-se a atenção para o fato de que a proximidade com o senso comum abre um campo de possibilidades, mas também se constitui como um desa! o para o docente, considerando a “dupla hermenêutica” da Sociologia, o que se apresenta tanto no nível

teórico quanto metodológico.

Autor/innen-Biografie

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

outor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Departamento de Sociologia e Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Veröffentlicht

2014-04-22

Zitationsvorschlag

Oliveira, A. (2014). Os desafios teórico-metodológicos do Ensino de Sociologia no Ensino Médio. Perspectiva, 32(3), 1019–1044. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p1019

Ausgabe

Rubrik

Artigos de Demanda Contínua