Licenciatura em Educação do Campo na UFT: perspectivas e desafios na construção de um curso

Darlene Araújo Gomes, Idemar Vizolli, Jocyléia Santana dos Santos

Resumo


Socializamos uma pesquisa sobre a Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Analisamos os processos de implantação em seus aspectos políticos e pedagógicos. Debatemos sobre o protagonismo dos movimentos sociais nas lutas pelo direito à educação e nas questões direcionadas às políticas de Educação Superior para o meio rural no Brasil. No percurso metodológico, inspiramo-nos na História Oral, na perspectiva da abordagem qualitativa. Entrevistamos docentes que vivenciam o processo de implantação do curso na UFT, para apreender as expectativas e construções empreendidas na materialização da Licenciatura. A fundamentação teórica deste estudo se deu mediante o diálogo com diversos teóricos como: Caldart, Santos, Molina, Arroyo, Silva, Alberti. Discorremos sobre a Pedagogia da Alternância como referência para a alternância pretendida para a Licenciatura em Educação do Campo, assim como as proposituras para a sua efetivação. Depreendemos que a implantação da Licenciatura em Educação do Campo configura uma conquista para a população que vive no e do campo e encontra-se em processo de construção, que demanda, por parte dos seus executores, novas posturas em frente aos conflitos e enfrentamentos para a sua efetiva materialização.

 


Palavras-chave


Licenciatura; Educação do campo; Alternância

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p951



Direitos autorais 2018 Darlene Araújo Gomes, Idemar Vizolli, Jocyléia Santana dos Santos

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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