Infância e etnografia: dialogia entre alteridades e similitudes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e61820

Resumo

Observa-se que nas últimas décadas, as pesquisas com crianças ganharam lugar de destaque no campo dos Estudos da Infância, chamando atenção para metodologias que se ancoram na premente necessidade de garantia, proteção e defesa dos seus direitos. À luz desse cenário, e dos desafios colocados pela pesquisa etnográfica com crianças, argumenta-se que as crianças habitam o mundo e produzem alteridades que interpelam pensar sobre esse horizonte demarcador de sua geração e linguagem. Considerando os contributos da etnografia, entendemos que uma maior aproximação epistemológica e metodológica à infância i) reconhece a alteridade mas não a dissocia das similitudes e das diferenças mutuamente partilhadas e, simultaneamente ii) apoia-se na reflexividade crítica para ultrapassar o uso habitualmente dicotômico daqueles conceitos a fim de melhor compreender as culturas produzidas pelas crianças na relação dialógica com adultos e outras crianças. É neste alinhamento que situamos a etnografia como uma metodologia particularmente útil, sublinhando os seus contributos para sustentar empiricamente os fundamentos da concessão das crianças como atores sociais e como cidadãs.

Biografia do Autor

Manuela Ferreira, Universidade do Porto, U.Porto, Portugal

Professora da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da  Universidade do Porto, U.Porto, Portugal

 

 

Patricia de Moraes Lima, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de santa Catarina, UFSC

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

Ferreira, M., & Lima, P. de M. (2020). Infância e etnografia: dialogia entre alteridades e similitudes. Perspectiva, 38(1), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e61820

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