Vivências de uma criança trans em contexto de Educação Infantil: direito ao reconhecimento da identidade e do corpo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95922

Palavras-chave:

Etnografia, Crianças trans, Identidade de gênero

Resumo

O presente artigo realiza uma análise acerca da experiência da constituição da identidade de uma criança trans por meio de narrativas que revelam a presença e significação de seu corpo em instituições de Educação Infantil. O estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, pautada pelos seguintes objetivos: (1) perceber como uma criança trans narra e constitui sua identidade de gênero e racial, (2) compreender, em processos de interações, como negocia e interpreta as expectativas sociais de gênero, masculinos e femininos, pulsantes em nossa cultura e (3) apreender como a criança significa seu corpo infantil. A pesquisa pautou-se em um cunho etnográfico e os resultados alcançados tratam de como as culturas educativas se diferenciam, e como o espaço educativo é marcado pela transfobia em relação às crianças trans, impactando as interações entre elas e seus pares, bem como com os adultos. Diante disso, propõe-se uma reflexão acerca do desafio que se impõe às instituições educativas de compreender e acolher as dissidências de gênero, promovendo os direitos das crianças trans, de modo a assegurar-lhes uma existência digna e reafirmar sua cidadania como um direito humano inegociável.

Biografia do Autor

Izzie Madalena Santos Amâncio, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Pedagoga na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira,  UNILAB, Brasil. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Patrícia de Moraes Lima, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, na área Educação e Infância junto ao Curso de Pedagogia. Doutora na área da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil (2008). Pós-Doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação na Universidade do Porto- Portugal (2014-2015). Em 2016 desenvolveu Estágio Capacitação na FLACSO/Argentina - Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil desde 2014 e suas pesquisas convergem para os estudos das infâncias, direitos e violências. Atua na produção de conhecimentos em pesquisa etnográfica com crianças através do Núcleo GEPEI-Cnpq- onde é líder do Grupo desde 2016. No Centro de Educação/CED integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Violências (NUVIC). 

 

Cristina Teodoro, University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony

Professora Adjunta Efetiva da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil. Doutorado em Educação: Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. Pós-doutorado  em infância e diferença, pela Universidade de São Paulo.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

Amâncio, I. M. S., Lima, P. de M., & Teodoro, C. (2024). Vivências de uma criança trans em contexto de Educação Infantil: direito ao reconhecimento da identidade e do corpo. Perspectiva, 42(4), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e95922

Edição

Seção

Dossiê Corporeidades, Infâncias e Educação