O regime de 1964 e a gênese da UFMS: de Instituto Superior de Pedagogia a Campus do Pantanal, os primeiros desafios para a afirmação da Universidade cinquentenária
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e62882Resumo
Com base em depoimentos de pioneiros e pesquisa bibliográfica, este artigo visa resgatar a memória coletiva e, sobretudo, contribuir para a reflexão participativa sobre a trajetória cinquentenária do atual Campus do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPAN/UFMS). Recorremos à pesquisa qualitativa em fontes primárias (documentos e entrevistas semiestruturadas) e fontes secundárias (periódicos e estudos sobre a temática), em que realizamos as fases compilatória, correlatória e interpretativa do material levantado. Inicialmente, descrevemos o contexto histórico nacional e regional em que foi criado como Instituto Superior de Pedagogia de Corumbá. A seguir, trilhamos pelas experiências partilhadas por ex-professores para conhecermos um pouco dos desafios e conquistas dos pioneiros. Ao final, uma digressão: como este campus, próximo da Bolívia e distante dos centros decisórios, conseguiu sobreviver a desafios aparentemente intransponíveis e conquistas relevantes, apesar das inúmeras remoções de docentes e da reduzida solvência financeira?Referências
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