Práticas de leitura e desempenho na escrita de alunos do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63289Resumo
O objetivo desta pesquisa é verificar a relação entre desempenho na disciplina de língua portuguesa, variáveis sociodemográficas e práticas de leitura de aluno de ambos os sexos, regularmente matriculados no Ensino Médio no período noturno de escola da rede pública do Estado de São Paulo. Foi aplicado questionário semiestruturado organizado em dois campos: caracterização sociodemográfica e práticas de leitura. Também foram realizadas duas sessões de grupo focal e coletadas as notas atribuídas a cada participante na disciplina de língua portuguesa nos anos de 2014 e 2015. Os dados quantitativos foram analisados pela estatística descritiva (média e desvio - padrão). A análise dos dados textuais foi feita pela Classificação Hierárquica Descendente. Os resultados indicaram baixo desempenho na disciplina de língua portuguesa (média de 5,83) e baixa frequência de leitura (69%). Foi observado também que o melhor desempenho foi de alunos do sexo feminino que estavam concluindo o Ensino Médio. Os depoentes declararam aumento na frequência diária de leitura e maior dificuldade na compreensão nesta mesma etapa do Ensino Médio. Em relação ao gênero literário, declararam preferir aventura e ficção. De acordo com os depoentes, os professores são os que mais incentivam a leitura, seguidos da família e apontam como motivo principal do desinteresse pela leitura escolar a pouca autonomia dos alunos na escolha dos textos e a metodologia empregada pelos professores nas aulas. Conclui-se pela necessidade de estudos em diferentes contextos como forma de aprofundar a compreensão da relação entre leitura e desempenho na língua portuguesa.
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