Diretrizes curriculares nacionais para a formação continuada dos professores da educação básica: análise comparada dos planos estaduais de educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e64868

Resumo

Este texto apresenta resultados de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar, de forma comparativa, como a formação continuada está prevista nos Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, para a década 2014-2024. Trata-se de uma pesquisa documental que tem como fontes de informação os respectivos Planos Estaduais de Educação em vigência. A pesquisa está ancorada em Gatti (2008), Marcelo Garcia (1999, 2009), Nóvoa (1992, 2009) e Tardif (2002). O artigo está organizado em três partes: na primeira, problematizam-se as diversas concepções e formas de organização e desenvolvimento sob o rótulo de “formação continuada de professores”. A segunda parte traz uma análise da proposta de formação continuada de professores, presente no atual Plano Nacional de Educação. Na terceira parte realiza-se uma triangulação entre essa proposta e os Planos Estaduais de Educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em síntese, pode-se concluir que os planos estaduais analisados estão alinhados ao plano nacional, atribuindo considerável espaço e visibilidade à formação continuada de professores da educação básica. Porém, ainda se faz necessário avançar na definição de uma concepção epistemológica formativa, bem como no planejamento e avaliação de ações articuladas nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, Universidade de Passo Fundo, UPF

Professor dao curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo, UPF

Lidiane Limana Puiati Pagliarin, Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS

Professora Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc

Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc

Referências

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Publicado

2020-03-27

Como Citar

Fávero, A. A., Pagliarin, L. L. P., & Trevisol, M. G. (2020). Diretrizes curriculares nacionais para a formação continuada dos professores da educação básica: análise comparada dos planos estaduais de educação do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Perspectiva, 38(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e64868

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