Cultura, civilização e indivíduo: Marcuse, Elias e o compartilhamento da psicanálise freudiana
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e65087Resumo
Neste ensaio procuramos estabelecer algumas afinidades temáticas entre Herbert Marcuse e Norbert Elias no que diz respeito à relação entre cultura e civilização, bem como buscar algumas aproximações teóricas que permitam avançar na superação da dicotomia indivíduo e sociedade, ainda presentes nas teorias sociológicas e psicológicas contemporâneas. Por isso, nos dois pensadores interessa-nos explorar o entendimento sobre os processos sociais que constituem os indivíduos e modelam suas condutas, bem como os modos como respondem à problemática das restrições e dos controles que a vida em sociedade impõe às pulsões. Se entre Marcuse e Elias se registram divergências, também se encontram convergências decorrentes da partilha de uma mesma fonte teórica – a psicanálise freudiana.
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Traduação Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
BASTIDE, Roger. Sociologia e Psicanálise. São Paulo: Melhoramentos e Universidade de São Paulo, 1974.
BORGES, Abel S. Cultura, formação e subjetividade no pensamento de Herbert Marcuse. Bragança Paulista: EDUSF, 2003.
BORGES, Abel S. Crítica da constituição da Psicologia como ciência: contribuições da teoria Crítica da Sociedade. Revista Pedagógica, Unochapecó, vol 1, n.30. jan.jun. 2013.
BORGES, Abel S. Notas para uma teoria da mudança social em Herbert Marcuse. Psicologia e Sociedade, vol. 26, n. 3, p. 533-539, 2014.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: formação do estado e civilização. Vol. 2. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1993.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Vol. 1. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994a.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994b.
ELIAS, N. Le concept freudien de société et au-delà. In: ___________. Au-delá de Freud. Sociologie, psychologie, psychanalyse. Trad. Nicolas Guilhot, Marc Joly e Valentine Meunier. Paris: La Découverte, 2010, p. 131-185.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. In: _________. Obras completas, vol. 15. Psicologia das massas e análise do eu e outros textos (1920-1923). São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 13-113.
FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro, Imago, 1997.
MARCUSE, Herbert. Sobre o caráter afirmativo da cultura. In: MARCUSE, H. Cultura e sociedade. Vol. 1. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1997. p. 89-136.
MARCUSE, Herbert. Comentários para uma redefinição de cultura. In: MARCUSE, H. Cultura e sociedade. Vol. 2. Trad. Wolfgang Leo Maar, Isabel Maria Loureiro e Robespierre de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1998. p. 153-175.
MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma crítica filosófica ao pensamento de Freud. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
RIBEIRO, Renato J. Apresentação a Norbert Elias. In: ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Vol. 1. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, p. 9-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.