Por uma formação estético-poética de professores de crianças pequenas: elementos para discussão
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65286Resumo
Este artigo apresenta elementos para uma discussão sobre uma formação de professores da Educação Infantil que possa ser estética e poética, ou seja, que considere a estesia e ações por ela desencadeadas como parte fundamental dessa formação que é, antes de tudo, humana e parte de uma cultura. Para iniciar a discussão, apresentamos autores que mostram fragilidades importantes no que diz respeito a certos âmbitos da formação docente, para logo afirmar que conhecimentos vinculados a experiências estético-poéticas nas diferentes formas de linguagem (música, desenho, dança, poesia, pintura, teatro, etc.) precisam ser parte da formação inicial e continuada dos professores de bebês e crianças pequenas. É papel dos formadores que essas experiências sejam consideradas parte desse percurso de forma responsável e reflexiva, e não mais como algo menor ou secundário. Para isso, estabelecemos um diálogo entre os campos da Educação Infantil, da formação de professores e de uma educação estético-poética, para afirmar que uma pedagogia, assim como uma cultura, são construções humanas. Logo, precisam estar em constante movimento para que se possa melhor viver e conviver e, assim, compartilhar conhecimentos com as crianças na escola. Por fim, enfatizamos a importância da construção e ampliação de repertórios culturais (artísticos e científicos) nos espaços de formação como possibilidade para uma docência sensível, autoral, crítica, criadora e presente.
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