O paradigma da complexidade: contexto e fundamentos na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66869

Resumo

Diante das demandas atuais para a atuação docente, é emergente problematizar os padrões da formação dos professores para o futuro. Este artigo tem o objetivo de discutir o contexto, os fundamentos e os macro-conceitos desenvolvidos por Edgar Morin e suas implicações nos paradigmas de formação docente. O texto emerge dos resultados de uma tese de doutorado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional de professores. O artigo está pautado em uma abordagem qualitativa de pesquisa e organizado a partir de um estudo bibliográfico das obras de Edgar Morin, partindo da história do paradigma cartesiano até o lançamento das bases do pensamento sistêmico, decorrendo na teoria da complexidade. As evidências teóricas apontam para as repercussões dos paradigmas da ciência na educação dos diferentes tempos históricos, bem como traduzem a necessidade de que a formação dos professores esteja voltada para as demandas não só da atualidade, mas também com foco nos profissionais do futuro.

Biografia do Autor

Greice Scremin, Universidade Franciscana

Pedagoga, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa MariaUniversidade Franciscana

Doutora em Educação, professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

Scremin, G., & Isaia, S. M. de A. (2021). O paradigma da complexidade: contexto e fundamentos na formação docente. Perspectiva, 39(1), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66869