As influências do PIBID sobre a formação inicial e a prática docente na educação básica, nos cursos de licenciatura presenciais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e67111Resumo
O objetivo deste estudo, de abordagem qualitativa (BIKLEN; BOGDAN, 2013), foi o de analisar as influências do PIBID sobre a formação inicial e a prática docente na educação básica, nos cursos de licenciatura presenciais na UFMS, no período de 2009 a 2018. Para a execução da pesquisa, foram realizadas três etapas que abrangeram: a fase bibliográfica e exploratória, que consistiu no balanço bibliográfico em bases de indexação da produção científica nacional e no levantamento de informações sobre os participantes do programa; a fase da coleta em campo, por meio da disponibilização de questionários online com perguntas abertas e de múltipla escolha e a terceira fase, em que houve tratamento estatístico dos resultados sobre o perfil dos respondentes e uso da metodologia de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016), para análise das informações sobre o PIBID. As principais categorias identificadas acerca do programa foram: relação teoria-prática; formação; oportunidade; conhecimento; importância; inovação e identidade profissional. O programa, segundo os respondentes, proporciona formação da identidade profissional docente, maior fluxo de informações entre as instituições de ensino superior (IES) e a escola, além de representar uma oportunidade de crescimento acadêmico. Concluiu-se que, na percepção dos participantes, há o reconhecimento da importância do programa, especialmente quanto às suas contribuições para a melhoria da formação inicial, construção da identidade docente e valorização do magistério.
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