O conceito de objeto de ensino em uma perspectiva histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e69859

Palavras-chave:

Ensino, Teoria Histórico-Cultura, Ensino de Educação Física

Resumo

O artigo conceitua a expressão “objeto de ensino” a partir de uma perspectiva Histórico-Cultural da atividade pedagógica. Metodologicamente, analisa-se uma situação de ensino com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, com o componente curricular Educação Física. A análise teve como mediação central a categoria atividade, considerando, para tal, os aportes do materialismo histórico e dialético. Apresentam-se argumentos que sustentam a ideia de que o objeto de ensino se refere a uma síntese conceitual do objeto da atividade humana com a qual uma área de conhecimento atua, uma síntese das experiências e capacidades objetivadas nos diversos conteúdos, assuntos ou tópicos de ensino. Discute-se, por fim, o potencial pedagógico do conceito de objeto de ensino para orientar as (rel)ações que os sujeitos da atividade pedagógica, professores e estudantes, estabelecem com os diferentes conhecimentos trabalhados no ensino, tendo em vista contribuir para a formação do pensamento teórico dos estudantes.

Biografia do Autor

Carolina Picchetti Nascimento, Universidade Federal de santa Catarina,UFSC

Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de santa Catarina, UFSC.

Elaine Sampaio Araújo, Universidade de São Paulo, USP

Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP

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Publicado

2022-07-11

Como Citar

Nascimento, C. P., & Araújo, E. S. (2022). O conceito de objeto de ensino em uma perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, 40(1), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e69859