O conceito de objeto de ensino em uma perspectiva histórico-cultural
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e69859Mots-clés :
Ensino, Teoria Histórico-Cultura, Ensino de Educação FísicaRésumé
O artigo conceitua a expressão “objeto de ensino” a partir de uma perspectiva Histórico-Cultural da atividade pedagógica. Metodologicamente, analisa-se uma situação de ensino com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, com o componente curricular Educação Física. A análise teve como mediação central a categoria atividade, considerando, para tal, os aportes do materialismo histórico e dialético. Apresentam-se argumentos que sustentam a ideia de que o objeto de ensino se refere a uma síntese conceitual do objeto da atividade humana com a qual uma área de conhecimento atua, uma síntese das experiências e capacidades objetivadas nos diversos conteúdos, assuntos ou tópicos de ensino. Discute-se, por fim, o potencial pedagógico do conceito de objeto de ensino para orientar as (rel)ações que os sujeitos da atividade pedagógica, professores e estudantes, estabelecem com os diferentes conhecimentos trabalhados no ensino, tendo em vista contribuir para a formação do pensamento teórico dos estudantes.
Références
ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. Sentido pessoal, significado social e atividade de estudo: uma revisão teórica. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 18, n. 2, p. 265-272, ago. 2014.
CHAIKLIN, Seth. Developmental teaching in upper-secondary school. In: HEDEGAARD, Mariane; LOMPSCHER, Joachim. Learning activity and development. Aarhus University Press, 1999. P. 187-210.
DAVIDOV, Vasili. V. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
DAVYDOV, Vasili. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Pueblo y Educación, 1982.
ILYENKOV, Evald V. A contribution on the question of the concept of “activity” and its significance for pedagogy. Journal of Russian and East European Psychology, v. 45, n. 4, 2007.
KOPNIN, Pavel V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LEONTIEV, Alex N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
LEONTIEV, Alex N. Actividad, conciencia y personalidad. Havana: Pueblo y Educacion, 1983.
LEONTIEV, Alex N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: ICONE, 2017. p. 59-83.
LIBÂNEO, José Carlos. La integración entre el conocimiento disciplinar y el conocimiento pedagógico en la formación de profesores y la contribución de la teoría de la enseñanza de Vasili Davídov. Revista de Didácticas Específicas, n. 10, p. 5-37, 2014.
MARTINS, Ligia Marta. A brincadeira de papéis sociais e a formação da personalidade. In: ARCE, Alessandra; DUARTE, Newton. Brincadeiras de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006. p.27-50.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução (do alemão) de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
MARX, Karl. O capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A atividade de ensino como unidade formadora. Bolema, Rio Claro, ano II, n.12, p. 29-43, 1996.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. Pesquisa colaborativa: um foco na ação formadora. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 257-285.
MOURA, Manoel Oriosvaldo et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M. O. (Org.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Campinas: Autores Associados, 2016. p.93-126.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de; SFORNI, Marta; ARAÚJO, Elaine Sampaio. Objetivação e apropriação de conhecimentos na atividade orientadora de ensino. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 14, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2011.
RUBINSTEIN, Sergei. Princípios da psicologia geral. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.
VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VYGOTSKI, Lev Semionovich. Obras Escogidas, tomo III. Madri: Visor, 1995.
VIGOTSKY, Lev Semionovich. Imaginación y creación en la edad infantil. Havana: Pueblo y Educación, 2004.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Carolina Picchetti Nascimento, Elaine Sampaio Araújo 2022
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.