A relação família-escola na percepção da gestão escolar: entre estratégias e negociações para a convivência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70650

Resumo

Este trabalho pretende contribuir para os estudos da relação família-escola, de gestão e organização escolar, trazendo como agente desta trama o gestor escolar e sua capacidade de mobilizar recursos de senso prático para enfrentar os conflitos e tensões do cotidiano de um estabelecimento situado em um território vulnerável. Munidos de uma espécie de perspicácia sociológica “espontânea”, os gestores criam estratégias com o objetivo de sensibilizar as famílias para as necessidades da ordem escolar. O artigo analisa duas dessas estratégias: a) utilização de uma pedagogia do controle emocional que envolve aconselhamento e sutis demonstrações de respeito e consideração aos alunos e suas famílias e b) invocação de discursos de matiz religiosa para resolver conflitos institucionais, sobretudo de ordem disciplinar. A metodologia incluiu observação de campo ao longo de quinze meses e sete entrevistas semiestruturadas com os diretores e coordenadores pedagógicos. Concluiu-se que as estratégias mobilizadas, embora não sejam suficientes para dirimir as dissonâncias entre as ordens escolar e doméstica, iluminam aspectos menos explícitos e também menos estudados da relação entre escola e famílias, e nesse sentido auxiliam na compreensão de como essa relação se constitui na convivência cotidiana.

Biografia do Autor

Priscila Oliveira Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG.

Possui doutorado em sociologia (2015) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e estágio doutoral no Centre Max Weber, vinculado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e à École Normale Supérieure de Lyon (ENS- Lyon), sob a orientação de Bernard Lahire. É mestre em ciências sociais (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em direito pela mesma instituição.

Maria Amália Almeida Cunha, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003,) doutorado sanduíche em Sociologia - Paris X - Nanterre (2001) e pós-doutorado em Educação pela Unicamp (2018). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do OSFE- Observatório Sociológico Família-Escola e do NUPEDE-Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares. Leciona a disciplina sociologia da educação na graduação e e desenvolve pesquisas sobre: Trajetórias escolares, Socialização, Biografias e Histórias de vida como projeto de formação e auto-formação. Dispositivos Pedagógicos de formação: diários, ateliês de projeto, biografias educativas, práticas pedagógicas escolares. 

Guilherme Alcântara, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui doutorado em educação na PUC-Rio, com estágio sanduíche no Observatoire Sociologique du Changement (SciencesPo-Paris). É mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e graduado em geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atua na área da sociologia da educação e suas interfaces com estudos sobre as ações coletivas, o Estado, a gestão e política da educação, a sociologia urbana e a questão das desigualdades sociais e educacionais.

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Publicado

2021-11-08

Como Citar

Coutinho, P. O., Cunha, M. A. A., & Alcântara, G. (2021). A relação família-escola na percepção da gestão escolar: entre estratégias e negociações para a convivência. Perspectiva, 39(4), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70650