Precarização do trabalho e adoecimento docente em contextos de multicampia: um estudo de caso sobre docentes substitutos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70780

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de um estudo de caso, realizado com docentes substitutos de uma universidade multicampi e multiregional presente nos 24 territórios de identidades do Estado da Bahia. Nesse cenário, destaca a perspectiva dos docentes universitários com contratos temporários e suas representações acerca das condições de trabalho que reproduzem, considerando a natureza do vínculo a que estão submetidos e, ainda, as especificidades da multicampia. Os resultados obtidos, produtos da triangulação de técnicas como análise bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas apontam para a vivência desses profissionais em ambientes de precarização que desencadeiam adoecimentos e fragilidades de toda ordem, distanciando-as cada vez da perspectiva de contratações de vínculos efetivos e estáveis, compatíveis com as reais necessidades e funções de tais instituições sociais.

PALAVRAS –CHAVE: MULTICAMPIA, TRABALHO DOCENTE, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO.

 

 

PREACARIZATION OF WORK AND TEACHER ADOPTION IN MULTICAMPIA CONTEXTS: A CASE STUDY ON SUBSTITUTE TEACHERS OF BAHIA STATE UNIVERSITY – UNEB.

 

ABSTRACT 

This paper presents the results of a case study, conducted with substitute professors of a multicampi and multiregional university present in the 24 identities territories of the State of Bahia. In this scenario, it highlights the perspective of university professors with temporary contracts and their representations about the working conditions they reproduce, considering the nature of the bond to which they are subjected and also the specificities of multicampia. The results obtained from the triangulation of techniques such as bibliographic analysis, document analysis and semi-structured interviews point to the experience of these professionals in precarious environments that trigger illnesses and weaknesses of all kinds, distancing them from the perspective of hiring effective and permanent bonds stable, compatible with the real needs and functions of such social institutions.

 

 KEYWORDS: MULTICAMPIA, TEACHER WORK, PRECARIZATION OF WORK. 

 

 

 

RESUMEN

 

PREACARIZACIÓN DEL TRABAJO Y ADOPCIÓN DE PROFESORES EN CONTEXTOS DE MULTICAMPIA: UN ESTUDIO DE CASO SOBRE PROFESORES SUSTITUTOS DE LA UNIVERSIDAD DEL ESTADO DE BAHIA - UNEB

 

Este artículo presenta los resultados de un estudio de caso, realizado con profesores suplentes de una universidad multicampi y multirregional presente en los 24 territorios identitarios del Estado de Bahía. En este escenario, destaca la perspectiva de los profesores universitarios con contratos temporales y sus representaciones sobre las condiciones de trabajo que reproducen, considerando la naturaleza del vínculo al que están sujetos y también las especificidades de los multicampia. Los resultados obtenidos de la triangulación de técnicas como el análisis bibliográfico, el análisis de documentos y las entrevistas semiestructuradas apuntan a la experiencia de estos profesionales en entornos precarios que desencadenan enfermedades y debilidades de todo tipo, alejándolos de la perspectiva de contratar vínculos efectivos y permanentes, estable, compatible con las necesidades y funciones reales de tales instituciones sociales.

PALABRAS CLAVE: MULTICAMPIA, TRABAJO PROFESIONAL, PRECARIZACIÓN DEL TRABAJO.

 

Biografia do Autor

Liane Nascimento dos Santos, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Professora Titular do Departamento de Educação (DEDC- I) da Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Professora Permanente do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (Gestec)- UNEB, atuando na área de concentração de Gestão da Educação e Redes Sociais, Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos- MPEJA ( UNEB), atuando na Linha Educação e Trabalho. Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional -CPEDR da UNEB. Lidera os grupo de pesquisa : Interculturalidades, Gestão da Educação e Trabalho- InterGesto e é vice-líder do grupo de pesquisa Educação, Etnicidade e Desenvolvimento Regional ambos Certificados pelo CNPQ. Foi Vice-Reitora da Universidade do Estado da Bahia (2014-2017), Doutora em Ciências Sociais (UFBA), com Mestrado e Bacharelado em Ciências Sociais ( UFBA). É Especialista em Direito Constitucional dos Afro-descendentes ( UNEB). Formação em Gestão Universitária pela Royal Roads University- Canadá. Tem experiência nas áreas Teoria Social, História e Cultura Afro-Brasileira e , Metodologia da Pesquisa,atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Trabalho, Gestão UNIVERSITARIA, Relações Raciais, Vulnerabilidades e Desigualdades, Representações e Reconhecimento Social, informalidade e Desenvolvimento Regional

Jailson Braga Brandão, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)

PROFESSOR ASSISTENTE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS (DCH) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA. AREA DE PSICOLOGIA.

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Publicado

2021-03-17

Como Citar

Santos, L. N. dos, & Brandão, J. B. . (2021). Precarização do trabalho e adoecimento docente em contextos de multicampia: um estudo de caso sobre docentes substitutos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Perspectiva, 39(1), 1–24. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70780