Precarização do trabalho e adoecimento docente em contextos de multicampia: um estudo de caso sobre docentes substitutos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70780Abstract
O presente artigo apresenta resultados de um estudo de caso, realizado com docentes substitutos de uma universidade multicampi e multiregional presente nos 24 territórios de identidades do Estado da Bahia. Nesse cenário, destaca a perspectiva dos docentes universitários com contratos temporários e suas representações acerca das condições de trabalho que reproduzem, considerando a natureza do vínculo a que estão submetidos e, ainda, as especificidades da multicampia. Os resultados obtidos, produtos da triangulação de técnicas como análise bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas apontam para a vivência desses profissionais em ambientes de precarização que desencadeiam adoecimentos e fragilidades de toda ordem, distanciando-as cada vez da perspectiva de contratações de vínculos efetivos e estáveis, compatíveis com as reais necessidades e funções de tais instituições sociais.
PALAVRAS –CHAVE: MULTICAMPIA, TRABALHO DOCENTE, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO.
PREACARIZATION OF WORK AND TEACHER ADOPTION IN MULTICAMPIA CONTEXTS: A CASE STUDY ON SUBSTITUTE TEACHERS OF BAHIA STATE UNIVERSITY – UNEB.
ABSTRACT
This paper presents the results of a case study, conducted with substitute professors of a multicampi and multiregional university present in the 24 identities territories of the State of Bahia. In this scenario, it highlights the perspective of university professors with temporary contracts and their representations about the working conditions they reproduce, considering the nature of the bond to which they are subjected and also the specificities of multicampia. The results obtained from the triangulation of techniques such as bibliographic analysis, document analysis and semi-structured interviews point to the experience of these professionals in precarious environments that trigger illnesses and weaknesses of all kinds, distancing them from the perspective of hiring effective and permanent bonds stable, compatible with the real needs and functions of such social institutions.
KEYWORDS: MULTICAMPIA, TEACHER WORK, PRECARIZATION OF WORK.
RESUMEN
PREACARIZACIÓN DEL TRABAJO Y ADOPCIÓN DE PROFESORES EN CONTEXTOS DE MULTICAMPIA: UN ESTUDIO DE CASO SOBRE PROFESORES SUSTITUTOS DE LA UNIVERSIDAD DEL ESTADO DE BAHIA - UNEB
Este artículo presenta los resultados de un estudio de caso, realizado con profesores suplentes de una universidad multicampi y multirregional presente en los 24 territorios identitarios del Estado de Bahía. En este escenario, destaca la perspectiva de los profesores universitarios con contratos temporales y sus representaciones sobre las condiciones de trabajo que reproducen, considerando la naturaleza del vínculo al que están sujetos y también las especificidades de los multicampia. Los resultados obtenidos de la triangulación de técnicas como el análisis bibliográfico, el análisis de documentos y las entrevistas semiestructuradas apuntan a la experiencia de estos profesionales en entornos precarios que desencadenan enfermedades y debilidades de todo tipo, alejándolos de la perspectiva de contratar vínculos efectivos y permanentes, estable, compatible con las necesidades y funciones reales de tales instituciones sociales.
PALABRAS CLAVE: MULTICAMPIA, TRABAJO PROFESIONAL, PRECARIZACIÓN DEL TRABAJO.
Riferimenti bibliografici
ALVES, Giovanni. Dimensões da Precarização do Trabalho: Ensaios de sociologia do trabalho. Projeto Editorial Praxis. São Paulo. 2013.
ANTUNES, Ricardo. A era da informatização e a época da informalização: riqueza e miséria do trabalho no Brasil. In: Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. Org: Ricardo Antunes. São Paulo: Boitempo, 2006.
BAHIA. Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Lei 8352, de 02 de setembro de 2002: Estatuto do Magistério Superior das Universidades Estaduais da Bahia. Salvador: Eduneb, 2008.
CASTEL, R. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
DEJOURS, Christophe. A loucura do trabalho: um estudo da psicopatologia do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2015.
DRUCK, Graça. A flexibilização e a Precarização do trabalho na França e no Brasil: alguns elementos de comparação. In XXXI Encontro Anual da ANPOCS – 2007, Caxambu: 2007.
DRUCK, Graça. Trabalho, Precarização e Resistência: Novos e Velhos Desafios. CADERNO CRH, Salvador, v. 24, n. spe 01, p. 37-57, 2011
INEP. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação. Disponível em: http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 12 set. 2018.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos de globalização. In: A globalização e as ciências sociais. Org: Boaventura de Sousa Santos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
STANDING, Guy. A Precariat Charter: From Denizens to Citizens. London: Bloomsbury, 2014.
TRINDADE, Hélgio. Universidade em ruínas na República dos Professores. Petrópolis/Porto Alegre, Vozes/Cipede, 1999.
UNEB. Portal UNEB. Disponível em: https://portal.uneb.br/. Acesso em: 23 ago. 2017.
VASAPOLLO. Luciano. O trabalho atípico e a precariedade: elemento estratégico determinante do capital no paradigma pós-fordista. In: Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. Org: Ricardo Antunes. São Paulo: Boitempo, 2006.
VIEIRA, Denise Vieira da Silva. Alienação do Trabalho docente? O professor no centro da contradição. Salvador. Quarteto, 2015.
WORDCLOUDS: Free online Wordcloud generator. Free online Wordcloud generator. 2018. Disponível em: https://www.wordclouds.com/. Acesso em: 29 set. 2018.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Liane Nascimento dos Santos, JAILSON BRAGA BRANDÃO
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.