Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71302Resumo
Este artigo objetiva apresentar um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras sobre o perfil acadêmico de seus alunos e o desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos abordam a investigação das percepções dos professores, evidenciando o que os resultados de pesquisas anteriores apontam. Partindo da análise de tais achados, é apresentado o estudo empírico que compõe este artigo. Participaram da pesquisa 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 10 turmas em 3 escolas públicas de Porto Alegre e suas respectivas professoras. As respostas das docentes ao questionário sobre o perfil acadêmico dos estudantes foram relacionadas com o desempenho dos alunos em avaliação dos princípios de contagem e os resultados evidenciam que as docentes possuem percepções corretas sobre sujeitos que dominam os princípios, mas o mesmo não ocorre para indivíduos que apresentam a não consolidação ou ainda estão construindo os princípios de contagem.
Referências
DORNELES, Beatriz Vargas. Princípios de Contagem: uma construção progressiva. In: SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO: Região Sul, 5., 2004, Curitiba. [Anais] Curitiba: PUCPR, 2004. p. 1 - 12. CD-ROM.
DORNELES, Beatriz Vargas. Obstáculos cognitivos na aprendizagem matemática inicial: a contagem, as operações iniciais e os diferentes sentidos de número. In: MALUF, Maria Irene (Coord.). Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. São Paulo: Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2006.
EDENS, Kellah M.; POTTER, Ellen F. An Exploratory Look at the Relationships Among Math Skills, Motivational Factors and Activity Choice. Early Childhood Education, v. 41, p. 235-243, 2013.
GELMAN, Rochel; GALLISTEL, C. R.. The Child's Understanding of Number. Cambridge: Harvard University Press, 1978.
GLASCOE, Frances P. Can Teacher’ Global Ratings Identify Children with Academic Prolems? Developmental and Behavioral Pediatrics, v. 22, n. 3, p. 163-168, 2001.
HOGE, Robert; COLADARCI, Theodore. Teacher-Based Jugments of Academic Achievement: A review of Literature. Review of Educational Research, v. 59, n. 3, p. 279-313, 1989.
HASSINGER-DAS, Brenna; JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph; IRWIN, Casey; DYSON, Nancy. Domain-general mediators of the relation between kindergarten number sense and first-grade mathematics achievement. Journal of Experimental Child Psychology, v. 118, p. 78-92, 2014.
KILDAY, Carolyn R.; KINZIE, Mable B.; MASHBURN, Andrew J.; WHITTAKER, Jessica V. Accuracy of Teacher Judgments of Preschoolers’ Math Skills. Journal of Psychoeducational Assessments, v. 30, n. 2, p. 148-159, 2012.
MARTÍNEZ, José F.; STECHER, Brian; BORKO, Hilda. Classroom Assessment Practices, Teacher Jugments and Student Achievement in Mathematics: Evidence from the ECLS. Educational Assessment, v. 14, p. 78-102, 2009.
NELSON, Peter; NORMAN, Ethan; LACKNER, Stacey. A Comparision of Methods to Screen Middle School Students for Reading and Math Difficulties. School Psychology Review, v. 45, n. 3, p. 327-342, 2016.
NELSON, Gena; POWELL, Sara. A Sytematic Review of Longitudinal Studies of Mathematics Difficulty. Journal of Learning Disabilites, p. 1-17, 2017.
PASSOLUNGHI, Maria Chiara; LANFRANCHI, Silvia. Domain-specific and domain-general precursors of mathematical achievement: a longitudinal study from kindergarten to first grade. British Journal of Educational Psychology, v. 82, p. 42-63, 2012.
PRAET, M.; DESOETE, A. Enhancing young children’s arithmetic skills through non-intensive, computerised kindergarten interventions: A randomized controlled study. Teaching and Teacher Education, v. 39, p. 56-65, 2014.
SCHAPEE, Julie F. Early Childhood Assessment: A Correlational Study of the Relationships Among Student Perfomance, Student Feeling, and Teacher Perceptions. Early Childhood Education Journal, v. 33, n. 3, p. 187-193, 2005.
SCHERER, Petra et al. Assistance of Students with Mathematical Learning Difficulties—How Can Research Support Practice?—A Summary. Proceedings Of The 13th International Congress On Mathematical Education, [s.l.], p.249-259, 2017. Springer International Publishing.
SÜDKAMP, Anna; KAISER, Johanna; MÖLLER, Jens. Accuracy of Teachers’ Judgments of Students Academic Achievement: A Meta-Analysis. Journal of Educational Psychology, v. 104, n. 3, p. 743-762, 2012.
SWANSON, J., SCHUCK, S., MANN, M., CARLSON, C., HARTMAN, K., SERGEANT, J., et al. Categorical and dimensional definitions and evaluations of symptoms of ADHD: The SNAP and the SWAN Ratings Scales. Irvine: University of California, 2005.
TEISL, James T.; MAZZOCCO, Michêle M. M.; MYERS, Gwen F. The Utility of Kindergarten Teacher Ratings for Predicting Low Academic Achievement in First Grade. Journal of Learning Disabilities, v. 34, n. 3, p. 286-293, 2001.
VUCOVIK, Rose K. Mathematics Difficulty With and Without Reading Difficulty: Findings and Implications From a Four-Year Longitudinal Study. Council for Exceptional Children, v. 78, n. 3, p. 280-300, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Évelin Fulginiti de Assis, Luciana Vellinho Corso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.