Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71302

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um estudo que investiga a relação entre as percepções de professoras sobre o perfil acadêmico de seus alunos e o desempenho destes em avaliação dos princípios de contagem. Para tanto, são apresentados estudos abordam a investigação das percepções dos professores, evidenciando o que os resultados de pesquisas anteriores apontam. Partindo da análise de tais achados, é apresentado o estudo empírico que compõe este artigo. Participaram da pesquisa 60 alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, de 10 turmas em 3 escolas públicas de Porto Alegre e suas respectivas professoras. As respostas das docentes ao questionário sobre o perfil acadêmico dos estudantes foram relacionadas com o desempenho dos alunos em avaliação dos princípios de contagem e os resultados evidenciam que as docentes possuem percepções corretas sobre sujeitos que dominam os princípios, mas o mesmo não ocorre para indivíduos que apresentam a não consolidação ou ainda estão construindo os princípios de contagem.

Biografia do Autor

Évelin Fulginiti de Assis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda na linha Aprendizagem e Ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela UFRGS. Licenciada em Pedagogia pela mesma universidade.

Luciana Vellinho Corso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada do Programa de Pós-Graduação, na linha de pesquisa Aprendizagem e Ensino, e de Graduação, na área de Psicopedagogia, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Pedagogia pela UFRGS, mestre em Educação pela Universidade de Flinders, Austrália, e doutora em Educação pela UFRGS.

Referências

DORNELES, Beatriz Vargas. Princípios de Contagem: uma construção progressiva. In: SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO: Região Sul, 5., 2004, Curitiba. [Anais] Curitiba: PUCPR, 2004. p. 1 - 12. CD-ROM.

DORNELES, Beatriz Vargas. Obstáculos cognitivos na aprendizagem matemática inicial: a contagem, as operações iniciais e os diferentes sentidos de número. In: MALUF, Maria Irene (Coord.). Aprendizagem: tramas do conhecimento, do saber e da subjetividade. São Paulo: Associação Brasileira de Psicopedagogia, 2006.

EDENS, Kellah M.; POTTER, Ellen F. An Exploratory Look at the Relationships Among Math Skills, Motivational Factors and Activity Choice. Early Childhood Education, v. 41, p. 235-243, 2013.

GELMAN, Rochel; GALLISTEL, C. R.. The Child's Understanding of Number. Cambridge: Harvard University Press, 1978.

GLASCOE, Frances P. Can Teacher’ Global Ratings Identify Children with Academic Prolems? Developmental and Behavioral Pediatrics, v. 22, n. 3, p. 163-168, 2001.

HOGE, Robert; COLADARCI, Theodore. Teacher-Based Jugments of Academic Achievement: A review of Literature. Review of Educational Research, v. 59, n. 3, p. 279-313, 1989.

HASSINGER-DAS, Brenna; JORDAN, Nancy C.; GLUTTING, Joseph; IRWIN, Casey; DYSON, Nancy. Domain-general mediators of the relation between kindergarten number sense and first-grade mathematics achievement. Journal of Experimental Child Psychology, v. 118, p. 78-92, 2014.

KILDAY, Carolyn R.; KINZIE, Mable B.; MASHBURN, Andrew J.; WHITTAKER, Jessica V. Accuracy of Teacher Judgments of Preschoolers’ Math Skills. Journal of Psychoeducational Assessments, v. 30, n. 2, p. 148-159, 2012.

MARTÍNEZ, José F.; STECHER, Brian; BORKO, Hilda. Classroom Assessment Practices, Teacher Jugments and Student Achievement in Mathematics: Evidence from the ECLS. Educational Assessment, v. 14, p. 78-102, 2009.

NELSON, Peter; NORMAN, Ethan; LACKNER, Stacey. A Comparision of Methods to Screen Middle School Students for Reading and Math Difficulties. School Psychology Review, v. 45, n. 3, p. 327-342, 2016.

NELSON, Gena; POWELL, Sara. A Sytematic Review of Longitudinal Studies of Mathematics Difficulty. Journal of Learning Disabilites, p. 1-17, 2017.

PASSOLUNGHI, Maria Chiara; LANFRANCHI, Silvia. Domain-specific and domain-general precursors of mathematical achievement: a longitudinal study from kindergarten to first grade. British Journal of Educational Psychology, v. 82, p. 42-63, 2012.

PRAET, M.; DESOETE, A. Enhancing young children’s arithmetic skills through non-intensive, computerised kindergarten interventions: A randomized controlled study. Teaching and Teacher Education, v. 39, p. 56-65, 2014.

SCHAPEE, Julie F. Early Childhood Assessment: A Correlational Study of the Relationships Among Student Perfomance, Student Feeling, and Teacher Perceptions. Early Childhood Education Journal, v. 33, n. 3, p. 187-193, 2005.

SCHERER, Petra et al. Assistance of Students with Mathematical Learning Difficulties—How Can Research Support Practice?—A Summary. Proceedings Of The 13th International Congress On Mathematical Education, [s.l.], p.249-259, 2017. Springer International Publishing.

SÜDKAMP, Anna; KAISER, Johanna; MÖLLER, Jens. Accuracy of Teachers’ Judgments of Students Academic Achievement: A Meta-Analysis. Journal of Educational Psychology, v. 104, n. 3, p. 743-762, 2012.

SWANSON, J., SCHUCK, S., MANN, M., CARLSON, C., HARTMAN, K., SERGEANT, J., et al. Categorical and dimensional definitions and evaluations of symptoms of ADHD: The SNAP and the SWAN Ratings Scales. Irvine: University of California, 2005.

TEISL, James T.; MAZZOCCO, Michêle M. M.; MYERS, Gwen F. The Utility of Kindergarten Teacher Ratings for Predicting Low Academic Achievement in First Grade. Journal of Learning Disabilities, v. 34, n. 3, p. 286-293, 2001.

VUCOVIK, Rose K. Mathematics Difficulty With and Without Reading Difficulty: Findings and Implications From a Four-Year Longitudinal Study. Council for Exceptional Children, v. 78, n. 3, p. 280-300, 2012.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

de Assis, Évelin F., & Corso, L. V. (2021). Percepções docentes do desempenho de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. erspectiva, 39(2), 1–15. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e71302