Gestão da educação no estado da Bahia: o que revelam os documentos normativos do sistema estadual de educação (1990-2015)
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e72161Resumo
A gestão, em sua forma mais ampla, envolve um contexto dialético marcado pelos fins burocráticos e por sua natureza político-pedagógica. É possível reconhecer na gestão diferentes concepções de administração, que se relacionam com aspectos como poder e participação dos sujeitos. Neste sentido, o trabalho objetiva analisar as concepções de gestão presentes nos documentos oficiais do Sistema Estadual de Educação do Estado da Bahia. A metodologia foi a pesquisa documental, de abordagem qualitativa, a partir dos fundamentos teórico-metodológicos de Cellard (2008); Chizzotti (1998); e Gomes (2015). Os documentos normativos analisados foram as leis que regulamentam o Conselho Estadual de Educação, o Colegiado Escolar, o Estatuto de Magistério Público da Bahia e o Plano Estadual de Educação, correspondentes ao período de 1990 a 2015. E a análise se fundamentou em teóricos como Sander (1995; 2007) e Azevedo (2011; 2018), articulando as discussões a respeito das concepções de gestão educacional e sua relação com as políticas educacionais. Os resultados alcançados apontam para os limites da efetivação de uma gestão participativa e situa a necessidade da constante luta e articulação da comunidade escolar e dos profissionais de educação por uma educação democrática, bem como assinala a importância da definição teórica nas produções científicas e acadêmicas para disseminação do saber sistematizado sobre este tema.
Referências
ANDRADE, Maria Edgleuma de. Gestão democrática na escola pública. In: GOMES, Alfredo Macedo (Org.). Políticas Públicas e Gestão da Educação. Campinas: Mercado das Letras, 2011, p. 297-328.
AZEVEDO, Janete Maria Lins de. Notas sobre a análise da gestão da educação e da qualidade do ensino no contexto das políticas educativas. In: RBPAE, v. 27, n. 3, Set./Dez. 2011, p. 361-588.
AZEVEDO, Janete Maria Lins de; FARIAS, Maria da Salete Barboza de. Democratização da gestão da educação avanços e perspectivas. In: Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 12, n. 24, Nov./Dez. 2018, p. 495-509.
BAHIA. Secretaria do Planejamento – SEPLAN. Territórios de Identidade. Disponível em: http://www.seplan.ba.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17. Acesso em 16 Set. 2018.
BAHIA. Secretaria de Educação. A Lei nº 6.332. Dispõe sobre os Colegiados Escolares, suas competências e composição. Lei nº 6.332, 21 Out. 1991. Lei nº 6.332, 21 Out. 1991.
BAHIA. Secretaria de Educação. Lei nº 6.981. Dispõe sobre a competência e composição do Colegiado Escolar na Rede Estadual de Ensino de 1º e 2º graus. Lei nº 6.981, 25 Jul. 1996.
BAHIA. Secretaria de Educação. Decreto nº 6.267. Dispõe sobre a implantação, competência e composição do Colegiado Escolar na Rede Estadual de Ensino Público. Decreto nº 6.267, 11 Mar 1997.
BAHIA. Secretaria de Educação. Lei nº 7.308. Reorganiza o Conselho Estadual de Educação e dá outras providências. Lei nº 7.308, 02 Fev. 1998.
BAHIA. Secretaria de Educação. Lei nº 8.261. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Público do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia e dá outras providências. Lei nº 8.261, 29 Maio 2002.
BAHIA. Secretaria de Educação. Lei nº 10.330. Aprova o Plano Estadual de Educação da Bahia e dá outras providências. Lei nº 10.330, 15 Set. 2006.
BAHIA. Secretaria de Educação. Lei nº 11.043. Dispõe sobre a finalidade, competência e composição do Colegiado Escolar nas escolas públicas de Educação Básica do Sistema Estadual de Ensino e dá outras providências. Lei nº 11.043, 09 Maio 2008.
BALANCO, Jan. Gestão Paulo Souto/César Borges (1995-1998). Disponível em: http://www.cult.ufba.br/arquivos/Pol_ticas_Culturais_da_Bahia__Paulo_Souto____Jan_Balanco__%E2%80%A6.pdf. Acesso em 01 Set. 2019.
CABRAL NETO, Antônio; RODRIGUEZ, Jorge. Reformas Educacionais na América Latina: cenário, proposições e resultados. In: CABRAL NETO, Antônio; CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; FRANÇA, Magna; QUEIROZ, Maria Aparecida de (Orgs). Pontos e contrapontos da política educacional: uma leitura contextualizada de iniciativas governamentais. Brasília: Liber Livro Editora, 2007, p 13-50.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo. Administração gerencial: a nova configuração da gestão da educação na América Latina. In: RBPAE, v. 24, n. 3, p. 389-406, Set/Dez. 2008.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean, et. al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2008, p. 295-316.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, Vozes, 1998.
CURY, Carlos Roberto Jamil. A gestão democrática na escola e o direito à educação. In: RBPAE, v. 23, n. 3, Set./Dez. 2007, p. 483-495.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados da pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, cap. 04, 2015, p 79-108.
LIBÂNEO, José Carlos. Princípios e características da gestão escolar participativa. In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. São Paulo: Heccus, 6. ed., 2015, capítulo 07, p. 113-122.
NOVAES, Ivan Luiz; FIALHO, Nadia Hage. Descentralização educacional: características e perspectivas. In: RBPAE, v.26, n.3, Set./Dez. 2010, p. 585-602.
OLIVEIRA, Maria M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
OLIVEIIRA, Maria Neusa de. A gestão descentralizada da educação no estado da Bahia: a proposta de municipalização do ensino fundamental. In: 29ª Reunião Anual da Anped, 2006, 14 p.
PARO, Vitor Henrique. A estrutura didática e administrativa da escola e a qualidade do ensino fundamental. In: RBPAE, v. 24, n. 1, p. 127-133, Jan./Abr. 2008.
POLI, Luzenir; LAGARES, Rosilene. Dilemas da gestão democrática da educação frente ao contexto da Nova Gestão Pública. In: RBPAE, v. 33, n. 3, Set./Dez. 2017, p. 835-849.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos, GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: Rev. Bras. de História & Ciências Sociais, n. I, p. 1-15, jul., 2009.
SANDER, Benno. A pesquisa sobre política e gestão da educação no Brasil: uma leitura introdutória sobre sua construção. In: RBPAE, v. 23, n. 3, p. 421-227, set./dez. 2007.
SANDER, Benno. Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas, SP: Autores Associados, 1995, p. 1-76.
CARVALHO, Daniel; SANTOS, Gervásio Ferreira dos. Ciclos políticos, socioeconomia e a geografia eleitoral do estado da Bahia nas eleições de 2006. In: Rev. Sociol. Polit., v. 23, n. 54, p. 109-135, jun. 2015.
SHIROMA, Eneida Oto; EVANGELISTA, Olinda. Avaliação e responsabilização pelos resultados: atualizações nas formas de gestão de professores. In: PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 29, n. 1, 127-160, Jan./Jun. 2011.
SILVA, Antonia Almeida. As políticas públicas para educação na Bahia nos anos 90: entre a continuidade e o aprimoramento dos marcos operacionais do Estado. In: Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, Dez. 2007, p. 239-257.
SILVA, Antonia Almeida; JACOMINI, Márcia Aparecida (orgs). Pesquisa em políticas educacionais: características e tendências. Feira de Santana, UEFS Editora, 2016, 227 p.
SOUZA, Ângelo Ricardo de. A política educacional e seus objetos de estudo. In: Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, p. 75-88, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maciela Mikaelly Carneiro de Araújo, Solange Mary Moreira Santos, Selma Barros Daltro de Castro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.