Uma discussão sobre as novas convergências críticas para a centralidade do conhecimento na escola: as teorias da relação ao conhecimento de Bernard Charlot e o retorno do poderoso conhecimento de Michael Young
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e74006Resumo
No final da década de 1960, impulsionada pela crescente capacidade de processamento de dados computacionais, as estatísticas que ligam o sucesso da escola às origens sociais dos alunos se tornaram o principal argumento em favor da ideia de que a escola Até o público fez pouco mais do que reproduzir as desigualdades de classe e legitimá-las, atribuindo o fracasso escolar às fracas habilidades intelectuais dos alunos de classe subordinada. Tanto na Inglaterra quanto na França, teorias críticas sobre educação questionavam o currículo, que consideravam arbitrário e relacionado aos interesses e gostos das classes privilegiadas, bem como à autoridade do professor, transmissor desses conteúdos e legitimador do fracasso. escola, mas principalmente social, de crianças de camadas baixas. Esse consenso aparente é explicitamente quebrado com a virada do século, e autores como Bernard Charlot, na França, e Michael FD Young, na Inglaterra, convergem em apontar o conhecimento e o conhecimento como o fator central no trabalho educacional. O objetivo deste artigo é examinar as abordagens dos dois autores nesse ponto, comparar as duas perspectivas e propor visões de superação de algumas distâncias que as separam. Conclui sublinhando, com a ajuda da teoria sociológica contemporânea, os aspectos teóricos que sustentam o valor do conhecimento como fator central na ação educacional.
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