A educação nos tempos do espírito do neoliberalismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e76074Resumo
Essas reflexões estudam os desafios que para a educação – concebida como a transmissão de uma arbitraria cultura de uma geração para outra – gera o espírito do neoliberalismo, especificamente, sua temporalidade de “curto-prazo”. Com esse objetivo, este trabalho conecta as pesquisas de Richard Sennett sobre a cultura do novo capitalismo, com elementos próprios da tradição crítica. No particular, com a análise que Walter Benjamin faz da reprodutibilidade técnica, de sua potencialidade politizante, assim como de seu conter um acrescentamento dessa temporalidade de “curto-prazo”.
Referências
BENJAMIN, Walter. “La obra de arte en la época de su reproductibilidad técnica”, en Discursos interrumpidos. Madrid: Taurus, 1979.
BENJAMIN, Walter. “Sobre algunos motivos en Baudelaire”, en Sobre el programa de la filosofía futura. Barcelona: Planeta-Agostini, 1986a.
BENJAMIN, Walter. “El narrador”, en Sobre el programa de la filosofía futura. Barcelona: Planeta-Agostini, 1986b.
BENJAMIN, Walter. “El autor como productor”, en Tentativas sobre Brecht. Iluminaciones III. Madrid: Taurus, 1998.
BOLTANSKI, Luc y CHIAPELLO, Eve. El nuevo espíritu del capitalismo. Madrid: Akal, 2010.
BOURDIEU, Pierre. Cuestiones de sociología. Madrid: Akal, 2008.
BOURDIEU, Pierre y PASSERON, Jean-Claude. La reproducción. Elementos para una teoría del sistema de enseñanza. México: Fontamara, 1996.
BOURDIEU, Pierre, Chamboredon, Jean-Claude y PASSERON, JEAN-CLAUDE. El oficio del sociólogo. Presupuestos epistemológicos. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.
CASTEL, Robert. El ascenso de las incertidumbres. Buenos Aires: FCE, 2012.
GAMBAROTTA, Emiliano. Bourdieu y lo político. Buenos Aires: Prometeo, 2016.
GAMBAROTTA, Emiliano. “El espíritu del neoliberalismo y su (nueva) estetización. Una amenaza a la democracia contemporánea”, Rigel. Revista de estética y filosofía del arte, N°8, 2019.
JAMESON, Fredric. Ensayos sobre el posmodernismo. Buenos Aires: Imago Mundi, 1991.
LUKÁCS, George. Historia y consciencia de clase. México: Grijalbo, 1969.
SENNETT, Richard. La corrosión del carácter. Barcelona: Anagrama, 2000.
SENNETT, Richard. La cultura del nuevo capitalismo. Barcelona: Anagrama, 2013.
SENNETT, Richard. El artesano. Barcelona: Anagrama, 2015.
WACQUANT, Loïc. “Un arma sagrada. Los boxeadores profesionales: capital corporal y trabajo corporal”, en J. Auyero (comp.), Caja de herramientas. Bernal: UNQui, 1999.
WACQUANT, Loïc. Entre las cuerdas. Buenos Aires: Siglo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Emiliano Gambarotta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.