Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e83401Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (Org.). Ciência Aberta, questões abertas. Brasília/Rio de Janeiro: IBICT e UNIRIO, 2015. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1060
BARTOLOMÉ PINA, Antonio. Comunicación y aprendizaje en la Sociedad del Conocimiento. Virtualidad, Educación y Ciencia - VEsC, año 2, n. 2. ISSN: 1853-6530, p. 9-46, 2011. Disponível em: http://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/viewFile/332/331 Acesso em: 28 de Out. 2014.
BENKLER, Yonkai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. Harvard Journal of Law & Technology. v. 20, n. 1. New Haven, CT: Yale University Press, 2006.
BENKLER, Yonkai. La riqueza de las redes: cómo la producción social transforma los mercados y la libertad. Barcelona: Icaria Editorial, 2015.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Unesco, 2009.
BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson De Luca. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 23-40, jul./dez. 2015.
DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., v. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, Campinas, SP, out. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em 28 nov. 2007
ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de. Integração de tecnologias de informação e comunicação no Ensino Superior: análise das experiências de professores das áreas de ciências e da saúde com o uso da Ferramenta Constructore. Rio de Janeiro/UFRJ/IBqM, 2010.
FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.
FORTUNATI, Leopoldina. Media between power and empowerment: can we resolve the dilemma?. The Information Society, 30: 169-183, 2014.
HIMANEN, Pekka. A ética dos hackers e o espírito da era da informação. Rio de Janeiro: Campus Editora, 2001.
KEEN, Andrew. The cult of the amateur: how today's internet is killing our culture. Nova York: Doubleday/ Currency. 2007
KELLNER, Douglas. Critical theory, marxism and modernity. Cambridge: Polity/John Hopkins University Press, 1989.
LAPA, Andrea Brandão; DE ESPÍNDOLA, Marina. B.. Desafios da formação de professores para a integração de TIC. In: Claudia Susie Camargo Rodrigues, Cláudia Maria Lima Werner e Tamara Tania Cohen Egler. (Org.). Educação, Tecnologia e Cidade: uma experiência interdisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, v. 4, p. 79-95.
LAPA, A. B.; LACERDA, A. L. (Org.) . Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. v. 1. 178p .
LEVY, Steven. Os heróis da revolução: como Steve Jobs, Steve Wosniak, Bill Gates, Mark Zuckenberg e outros mudaram para sempre nossas vidas. São Paulo: Évora, 2012.
MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: aproximações e distinções. Galáxia, n. 4, 2002. p. 19-32. Disponível em:
http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1289/787.
NÓVOA, António. Nada será como antes: entrevista [novembro, 2014]. Revista Pátio - Ensino Fundamental: o futuro da sala de aula, n. 72. Nov. 2014. Disponível em:
http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/10938/nada-sera-como-antes.aspx Acesso em: 26 jan. 2015.
PRETTO, Nelson De Luca. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador, Bahia: Edufba, 2017. .978-85-232-1654-2.
PRETTO, Nelson De Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação. v. 24, n. , 2011, p. 95-118. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3042/2459
PRETTO, Nelson. “Redes colaborativas, ética hacker e educação”. Belo Horizonte: UFMG. Educação em Revista, 26: 305–316, 2010.
PRETTO, Nelson De Luca; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 31 jan./abr. 2006. p.19-30. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/tecnologias-novas-educacoes
QUARTIERO, Elisa; BONILLA, Maria Helena Silveira; FANTIM, Monica. Projeto UCA: entusiasmos e desencantos de uma política pública. Salvador, Ba: EDUFBA, 2015. .978-85-232-1396-1.
RHEINGOLD, Howard. The virtual community. Reading (MA): Addison-Wesley, 1993.
SHIRKY, Clay. A Cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Trad. Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TURKLE, Sherry. Alone together. Nova York: Basic Books, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Nelson de Luca Pretto, Andrea Brandão Lapa, Marina Bazzo de Espíndola

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.