Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã

Autores

  • Nelson de Luca Pretto Universidade Federal da Bahia, UFBA
  • Andrea Brandão Lapa Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC
  • Marina Bazzo de Espíndola Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e83401

Biografia do Autor

Nelson de Luca Pretto, Universidade Federal da Bahia, UFBA

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

ALBAGLI, Sarita; MACIEL, Maria Lucia; ABDO, Alexandre Hannud (Org.). Ciência Aberta, questões abertas. Brasília/Rio de Janeiro: IBICT e UNIRIO, 2015. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/handle/1/1060

BARTOLOMÉ PINA, Antonio. Comunicación y aprendizaje en la Sociedad del Conocimiento. Virtualidad, Educación y Ciencia - VEsC, año 2, n. 2. ISSN: 1853-6530, p. 9-46, 2011. Disponível em: http://revistas.unc.edu.ar/index.php/vesc/article/viewFile/332/331 Acesso em: 28 de Out. 2014.

BENKLER, Yonkai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. Harvard Journal of Law & Technology. v. 20, n. 1. New Haven, CT: Yale University Press, 2006.

BENKLER, Yonkai. La riqueza de las redes: cómo la producción social transforma los mercados y la libertad. Barcelona: Icaria Editorial, 2015.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial de Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Unesco, 2009.

BONILLA, Maria Helena; PRETTO, Nelson De Luca. Movimentos colaborativos, tecnologias digitais e educação. Em Aberto, Brasília, v. 28, n. 94, p. 23-40, jul./dez. 2015.

DAYRELL, Juarez. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc., v. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, Campinas, SP, out. 2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br> Acesso em 28 nov. 2007

ESPÍNDOLA, Marina Bazzo de. Integração de tecnologias de informação e comunicação no Ensino Superior: análise das experiências de professores das áreas de ciências e da saúde com o uso da Ferramenta Constructore. Rio de Janeiro/UFRJ/IBqM, 2010.

FEENBERG, Andrew. Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press, 2002.

FORTUNATI, Leopoldina. Media between power and empowerment: can we resolve the dilemma?. The Information Society, 30: 169-183, 2014.

HIMANEN, Pekka. A ética dos hackers e o espírito da era da informação. Rio de Janeiro: Campus Editora, 2001.

KEEN, Andrew. The cult of the amateur: how today's internet is killing our culture. Nova York: Doubleday/ Currency. 2007

KELLNER, Douglas. Critical theory, marxism and modernity. Cambridge: Polity/John Hopkins University Press, 1989.

LAPA, Andrea Brandão; DE ESPÍNDOLA, Marina. B.. Desafios da formação de professores para a integração de TIC. In: Claudia Susie Camargo Rodrigues, Cláudia Maria Lima Werner e Tamara Tania Cohen Egler. (Org.). Educação, Tecnologia e Cidade: uma experiência interdisciplinar. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, v. 4, p. 79-95.

LAPA, A. B.; LACERDA, A. L. (Org.) . Formação de sujeitos em espaços sociais virtuais. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. v. 1. 178p .

LEVY, Steven. Os heróis da revolução: como Steve Jobs, Steve Wosniak, Bill Gates, Mark Zuckenberg e outros mudaram para sempre nossas vidas. São Paulo: Évora, 2012.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia: aproximações e distinções. Galáxia, n. 4, 2002. p. 19-32. Disponível em:

http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1289/787.

NÓVOA, António. Nada será como antes: entrevista [novembro, 2014]. Revista Pátio - Ensino Fundamental: o futuro da sala de aula, n. 72. Nov. 2014. Disponível em:

http://www.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/10938/nada-sera-como-antes.aspx Acesso em: 26 jan. 2015.

PRETTO, Nelson De Luca. Educações, culturas e hackers: escritos e reflexões. Salvador, Bahia: Edufba, 2017. .978-85-232-1654-2.

PRETTO, Nelson De Luca. O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação. v. 24, n. , 2011, p. 95-118. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/3042/2459

PRETTO, Nelson. “Redes colaborativas, ética hacker e educação”. Belo Horizonte: UFMG. Educação em Revista, 26: 305–316, 2010.

PRETTO, Nelson De Luca; PINTO, Cláudio da Costa. Tecnologias e novas educações. Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 31 jan./abr. 2006. p.19-30. Disponível em: http://cev.org.br/biblioteca/tecnologias-novas-educacoes

QUARTIERO, Elisa; BONILLA, Maria Helena Silveira; FANTIM, Monica. Projeto UCA: entusiasmos e desencantos de uma política pública. Salvador, Ba: EDUFBA, 2015. .978-85-232-1396-1.

RHEINGOLD, Howard. The virtual community. Reading (MA): Addison-Wesley, 1993.

SHIRKY, Clay. A Cultura da participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Trad. Celina Portocarrero. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

SODRÉ, Muniz. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

TURKLE, Sherry. Alone together. Nova York: Basic Books, 2011.

Downloads

Publicado

2021-10-21

Como Citar

de Luca Pretto, N. ., Brandão Lapa, A. ., & Bazzo de Espíndola, M. (2021). Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã. Perspectiva, 39(3), 1–14. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e83401