Educandos com problemas de conduta - estratégias de orientação e organização de serviços baseados no ecossistema
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O presente artigo aborda a questão do redimensionamento do processo de ajuda e de atendimento a educandos com problemas de conduta, partindo da preocupação de planejar ações sistemáticas e integradas que levem em conta suas necessidades especiais, as disponibilidades e influências do ecossistema. Considera a autora que o precário funcionamento dos recursos comunitários existentes e o pouco envolvimento do meio familiar, escolar e social agravam, muitas vezes, e desencadeiam distúrbios de conduta. Preconiza ação preventiva junto à comunidade, além da escola e da família, bem como estratégias de orientação baseadas numa atuação conjunta dos profissionais e das forças de convivência social, capazes de reestruturar atitudes e comportamentos para integrá-los à sociedade. Quanto à organização de serviços recomenda a remoção das barreiras entre eles, uma avaliação permanente da evolução dos casos, explicitação de compromisso institucional com tais educandos e trabalho de consenso com os meios comunitários desejados que possam produzir os efeitos esperados, levando sempre em conta estereótipos, expectativas sociais e influências do ecossistema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.