Docência e didáticas: percepções de quem forma o professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85569

Palavras-chave:

Didática, Docência, Formação de professores

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as percepções de docência e de didáticas específicas de coordenadores e professores de cursos de licenciatura da Universidade de Brasília. Foram contemplados os cursos de: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Educação Física, Matemática, História, Geografia, Ciências Físicas e Biológicas. Pela abordagem qualitativa, analisa-se dados de questionários e entrevistas semiestruturadas. Conclui-se que as percepções dos formadores acerca da didática específica pautam-se nas dimensões político-pedagógica, técnica, profissional, da formação com pesquisa, dialógica, teórico-prática, problematizadora; e que diante da complexidade do trabalho docente, é fundamental que os cursos de licenciatura envidem esforços institucionais para consolidar nos currículos de formação docente, as didáticas específicas.

Biografia do Autor

Edileuza Fernandes Silva, Universidade de Brasília, UnB

Universidade de Brasília, UnB. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília, UnB.

Rosana César de Arruda Fernandes, Universidade de Brasília, UnB

Doutora em Educação. Professora da área de Didática no Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, UnB.

 

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Publicado

2022-07-11

Como Citar

Silva, E. F. ., & Fernandes, R. C. de A. (2022). Docência e didáticas: percepções de quem forma o professor. Perspectiva, 40(3), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2022.e85569

Edição

Seção

A Didática em debate: questões contemporâneas