A intrincada relação entre conhecimento e Educação Física escolar: uma apreciação de pesquisas acadêmicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e85491

Palavras-chave:

Conhecimento, Educação Física escolar, Pensamento decolonial

Resumo

A pesquisa de cunho bibliográfico empreendeu uma análise de teses e dissertações disponíveis no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que discutiram os conhecimentos abordados nas aulas de Educação Física. As investigações encontradas foram confrontadas com o debate decolonial, um movimento latino-americano que faz fortes críticas à construção histórica de determinado conhecimento e modo de ser associado a uma perspectiva universal. Identificou-se um conjunto pesquisas que corroboram uma Educação Física e uma escola alicerçadas nas concepções da Modernidade, trabalhos que denunciam o caráter monocultural e moderno presentes nesses espaços, além de produções que dialogam com o paradigma do pensamento decolonial. A maioria da produção acadêmica contribui com as estruturas da Modernidade eurocentrada, na qual o conhecimento se apresenta como algo neutro, universal e hierarquizante, não havendo razão para questioná-lo. Tal constatação evidencia a urgência de estudos atentos aos saberes dos grupos subjugados historicamente, a fim de possibilitar reflexões coletivas capazes de gerarem uma Educação Física e uma ciência sensíveis aos diferentes valores, memórias e conhecimentos que compõem a sociedade, concretizando um movimento de resistência às operações da colonialidade sobre o corpo e potencializando o reexistir e a poética da existência que circunda as vidas.

Biografia do Autor

Flavio Nunes, Universidade de São Paulo

Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação. Professor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo, USP

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP.  Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, USP.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

Nunes dos Santos Júnior, F., & Garcia Neira, M. (2023). A intrincada relação entre conhecimento e Educação Física escolar: uma apreciação de pesquisas acadêmicas. Perspectiva, 41(3). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e85491