A Educação Infantil do/no campo: um mapeamento dos estudos da temática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86626

Palavras-chave:

Educação Infantil do/no Campo, Educação Infantil, Educação do Campo

Resumo

O artigo apresenta um mapeamento dos textos referentes à Educação Infantil do/no Campo, localizados na base de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO). O objetivo deste estudo foi evidenciar os debates produzidos pelos pesquisadores, no período de 2008 a 2019. O interesse pela temática surgiu ao se constatar que a única pesquisa nacional realizada a respeito da Educação Infantil do Campo foi finalizada em 2012, como resultado de um convênio entre o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, a qual tratou da caracterização das práticas educativas com crianças de 0 a 6 anos de idade residentes em área rural e coletou informações sobre a Educação Infantil do/no Campo no Brasil, com o intuito de apresentar indicativos para a formulação de uma política nacional para essa etapa de educação, contemplando a especificidade das crianças do campo. Neste texto, emprega-se a metodologia de levantamento bibliográfico, utiliza-se os descritores “Educação Infantil”, “Educação do Campo” e a combinação “Educação Infantil AND Educação do Campo”. Os resultados mostram que ainda são poucos os avanços nas pesquisas sobre a Educação Infantil do/no Campo, pois a maioria das investigações pauta-se na Educação do Campo e nas abordagens relacionadas aos movimentos sociais, o que reforça a necessidade de estudos para que se possa entender a realidade das crianças moradoras do meio rural, especialmente por causa do fechamento de escolas e das consequências dessa ação. 

Biografia do Autor

Emilia Peixoto Vieira, Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC, Bahia, Brasil

Doutora em Educação pela Unicamp. Mestra em Educação pela Faculdade de Educação – USP. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Professora Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC, e integra o Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação/PPGE, linha de pesquisa Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Foi coordenadora do PPGE (2017-2019) (2020-2021). Editora da Revista da ANPAE Educação Básica em Foco. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE) e do Projeto de Extensão Fortalecimento e Articulação da Educação Infantil/UESC. Cursa o pós-doutorado no Centre de Recherche Interuniversitaire Expérience Ressources Culturelles Éducation (EXPERICE), na Universidade Sorbonne Paris Nord (Paris XIII), França. 

 

Fernanda Cerqueira Candido da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Aluna curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Membro do Grupo de Pesquisa Uesc Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPeGE).

 

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Publicado

2023-08-22

Como Citar

Peixoto Vieira, E., & Cerqueira Candido da Silva, F. (2023). A Educação Infantil do/no campo: um mapeamento dos estudos da temática. Perspectiva, 41(2), 1–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e86626

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua