Atuação de psicólogos escolares na educação básica: um levantamento nacional e internacional da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e87094

Palavras-chave:

Revisão da Literatura, Educação Básica, Psicologia Escolar

Resumo

A Psicologia Escolar Educacional é um extenso campo de atuação da psicologia que tem seu percurso histórico e político marcado por debates sobre a relação entre a formação e práticas de psicólogas(os) no contexto da educação. Com o objetivo de conhecer como a literatura indexada em bases de dados científicos referenda esse fazer profissional, realizou-se uma pesquisa documental do tipo revisão da literatura, de produções nacionais e internacionais dos últimos 10 anos, acerca da atuação de psicólogos escolares no contexto da educação básica. A busca foi realizada em nove bases de dados indexadas e oito produções compuseram o corpus do presente estudo. Os resultados foram organizados em categorias de análise e demonstraram que os estudos nacionais relatam atuações em diferentes grupos escolares e se fundamentam, majoritariamente, na perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Já as produções internacionais, de forma geral, são orientadas por normativas de órgãos regulamentadores, pesquisas na área, e buscam demonstrar a efetividade das práticas profissionais de psicólogos escolares. A partir das análises realizadas, percebeu-se a especificidade das atuações profissionais com base nos contextos em que estão inseridos. Por fim, defende-se a inserção efetiva de psicólogos escolares nas instituições de ensino do país, pautada em uma concepção crítica, preventiva e psicossocial.

Biografia do Autor

Glaydson Élder Freitas Santana da Silva, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil

Doutora em Pscologia Social pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Professora do Departamento de Psicologia  da Universidade Federal da Paraíba,  UFPB, Brasil. 

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Freitas Santana da Silva, G. Élder, & Braz Aquino, F. de S. (2022). Atuação de psicólogos escolares na educação básica: um levantamento nacional e internacional da literatura. Perspectiva, 41(2), 01–22. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e87094

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua